A derrota do Santos por 3 a 1 diante do São Paulo, em jogo válido pela oitava rodada do Paulistão, expôs uma grave deficiência do Santos na temporada até agora: a dificuldade para vencer jogos fora de casa. Ao todo, foram quatro partidas disputadas, com um empate (diante do São Bernardo) e três derrotas (contra Guarani, Palmeiras e São Paulo).
Além do baixo aproveitamento, os números de gol feitos e tomados também assustam: foram apenas três gols marcados (menos de um por jogo) e nove sofridos (mais de dois por jogos). Mas estes péssimos números não são 'privilégio' do elenco atual.
+ ATUAÇÕES: expulsões prejudicam desempenho do Santos em derrota; veja as notas
+ ANÁLISE: Os problemas do Santos vão muito além da bola parada
+ João Paulo quer recuperação do Santos no Paulistão: 'Não podemos abaixar a cabeça'
Nos últimos dois anos, o Peixe tem sofrido com campanhas fracas fora de casa. Em 2022, o Alvinegro encerrou a temporada com apenas 7 vitórias em 33 jogos - com mais 12 empates e 14 derrotas - levando em conta todos os campeonatos disputados. Se considerarmos apenas o Paulistão, o time de 2023 já superou a quantidade de derrotas (3) do elenco do ano passado (2).
No entanto, o elenco recordista em derrotas no estadual nos últimos dois anos - e que o atual grupo ainda pode superar - foi o de 2021, com quatro derrotas e nenhuma vitória em seis jogos. No ano como um todo, e considerando apenas os campeonatos de 2021 - já que houve uma junção das temporadas 2020/2021 como reflexo da pandemia - o Santos triunfou somente cinco vezes longe de seus domínios em 35 partidas disputadas. No total, foram 18 derrotas no ano e 12 empates.
Na próxima quinta-feira, o Santos terá mais uma oportunidade de espantar logo este tabu e evitar o rótulo de pior visitante dos últimos anos, quando visitará o Santo André pela nona rodada do Paulistão. A bola rola às 19h30 (hora de Brasília).