O rebaixamento do Santos à Série B do Brasileirão causará um prejuízo milionário aos cofres do clube. Por esse motivo, uma das prioridades da gestão do presidente Marcelo Teixeira tem sido a readequação do elenco à nova realidade financeira do clube.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
Um dos primeiros movimentos para atingir este objetivo está sendo a redução salarial de jogadores que são considerados importantes para o elenco. Na sexta-feira (22), por exemplo, o Alvinegro anunciou a permanência do goleiro João Paulo, um dos atletas que aceitaram as novas condições para permanecer na equipe.
O mesmo já tinha acontecido na semana anterior, com a permanência do volante Tomás Rincón, mais um jogador que aceitou diminuir seus vencimentos para disputar a Série B pelo Peixe.
Além da permanência de jogadores considerados fundamentais para a volta do Santos à elite do futebol brasileiro, a direção trabalha pela saída de jogadores que não fazem parte dos planos da comissão técnica.
Nessa linha, dois jogadores que já foram considerados peças-chave do Peixe no decorrer da última temporada foram anunciados como novos reforços do Grêmio, também na sexta-feira: Soteldo e Dodi. O primeiro chega ao Imortal por empréstimo de um ano, enquanto o segundo assinou em definitivo com o clube gaúcho até 2026.
Em breve, mais saídas devem ser confirmadas: Jean Lucas, que chegou ao clube em julho na condição de grande reforço, está próximo de se transferir ao Internacional. Anteriormente, o Bahia também demonstrou interesse no jogador.
Embora não tenha recebido propostas, a saída de Marcos Leonardo também é esperada. O atacante deseja se transferir para o futebol europeu e tem um acordo com a direção anterior que estabelece um valor para transferência (18 milhões de euros, ou aproximadamente R$ 96,5 milhões na cotação atual). O presidente Marcelo Teixeira, no entanto, já afirmou que deseja negociá-lo por um valor mais elevado.
REFORÇOS TAMBÉM ENTRAM NA CONTA
Para repor as saídas, o Santos também tem buscado oportunidades de mercado com jogadores em final de contrato. São os casos de Giuliano e Gil, ambos de saída do Corinthians. Willian Bigode, do Fluminense, Dalbert, do Internacional, e Otero, ex-Corinthians e Atlético-MG, se encontram na mesma situação.
Além dos jogadores que chegariam sem custos, o Santos está de olho em atletas que não fazem parte dos planos dos seus clubes atuais. Caso de Jorge, lateral-esquerdo que passou pela Vila Belmiro em 2019 e pertence ao Palmeiras.