O Santos terá uma semana livre para treinos antes de enfrentar o arquirrival Corinthians, no dia 13, no Pacaembu, em São Paulo. Com cinco dias de treinamentos pela frente, o técnico Cuca terá alguns desafios a cumprir: achar os substitutos do volante Alison e do atacante Rodrygo, ambos fora da próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador também poderá melhorar alguns aspectos na equipe e trabalhar com os jogadores descansados.
O caso de Rodrygo é o que mais incomodou no clube. O garoto foi convocado à Seleção Brasileira Sub-20 para um período de treinos e dois amistosos contra a seleção do Chile, nos dias 13 e 15 de outubro. O Santos pediu à CBF a liberação do camisa 9, mas obteve uma resposta negativa. A entidade não abrirá mão de nenhum dos convocados. Portanto, o Rayo está fora do clássico.
Sem ele, a tendência é que o ataque alvinegro trabalhe durante a semana com Bruno Henrique e Derlis González ao lado de Gabriel. O paraguaio, inclusive, também havia sido convocado para ajudar sua seleção, mas o clube obteve sua liberação. O mesmo aconteceu com o o uruguaio Carlos Sánchez, à disposição para o jogo contra o Corinthians.
Se conta com Sánchez, Cuca não terá, porém, Alison para compor o meio-campo santista. O camisa 5 cumpre suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos e a tendência é que seja substituído por Renato, reserva no elenco e executivo de futebol do Alvinegro. Yuri é opção. Diego Pituca segue entre os titulares.
Com o tempo para descanso e a possibilidade de passar a semana inteira treinando, o zagueiro Lucas Veríssimo deve, enfim, voltar a ficar à disposição do treinador para o clássico. Já Robson Bambu deve aguardar a evolução durante a semana para ver se terá condições de ajudar o Peixe.
Enquanto o Santos terá sossego para trabalhar durante a semana, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro, nesta quarta-feira, no primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil. O jogo de volta será na semana seguinte ao clássico e, portanto, não está descartada a possibilidade de Jair Ventura usar um time misto ou até reserva contra seu ex-clube.