Depois de empatar o clássico com o Palmeiras em 1 a 1, no Pacaembu, na última quinta-feira, o Santos provocou o rival nesta tarde. Victor Ferraz deu uma caneta em Lucas Lima, ex-santista, que teve uma saída polêmica do Peixe, e o clube produziu um vídeo 'looping' de cinco minutos da jogada do lateral. Confira abaixo:
Outra situação que gerou discussão entre os clubes foi a contratação de Carlos Sánchez no Peixe. O presidente José Carlos Peres afirmou que o Verdão tentou dar o chapéu na negociação, sem sucesso. E o Alvinegro voltou a reforçar isso em um texto de divulgação do clássico:
"Sabe quando o farol de uma rua está vermelho e mesmo assim você tenta atravessar? Bom, o Palmeiras fez isso duas vezes nesta semana, mas acabou sendo impedido pelo Santos FC e ficou parado na calçada. Além passar pelo rival fora das quatro linhas, o Peixe pressionou, foi melhor desde o início dentro de campo, e buscou o empate em 1 a 1 na noite desta quinta-feira (19), no Pacaembu, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018"
Em contrapartida, Roger Machado afirma que o uruguaio foi oferecido pelos seus representantes para reforçar o elenco, mas não interessou ao clube.