O Santos não vive boa fase e isso tem relação direta com o desempenho da defesa da equipe: desde a saída de Odair Hellmann, a equipe sofreu gols em todos os jogos válidos pelo Brasileirão.
Odair foi desligado do Peixe após a derrota por 2 a 0 contra o Corinthians, na 11ª rodada. Após a partida, o Alvinegro tinha 10 gols sofridos no campeonato e estava entre as cinco defesas menos vazadas do campeonato. Até a 7ª rodada, o Santos teve a melhor defesa do torneio, com cinco gols sofridos, à frente até do líder Botafogo.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
Após a saída de Odair Hellmann, Paulo Turra assumiu o comando técnico do Santos. Ele treinou o time por seis jogos, em que a equipe sofreu 14 gols. Antes do treinador chegar, o Peixe enfrentou o Flamengo, perdeu e sofreu três gols.
Turra acabou demitido depois do empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, e Diego Aguirre foi o substituto. Nas quatro partidas do treinador uruguaio, o Santos sofreu 10 gols, venceu uma e perdeu três.
Somando todos os 21 jogos do Brasileirão, o Peixe sofreu 36 gols, ficando com saldo de -15. O time empata com o Vasco e está melhor apenas que América-MG e Coritiba. Coincidentemente (ou não), as quatro equipes estão na zona do rebaixamento.