Eliminado da Sul-Americana, Santos vê vaga na Copa do Brasil ficar ‘por um fio’

Última vez que Alvinegro ficou de fora do torneio nacional foi em 2012

imagem cameraSantos foi superado pelo Audax Italiano (Chile) em campo e na tabela da Sul-Americana (Foto: Martin Bernetti / AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 08/06/2023
06:01
Atualizado em 08/06/2023
01:09
Compartilhar

Os prejuízos esportivos e financeiros sofridos pelo Santos em 2023, após a eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana, já são conhecidos. No entanto, os impactos negativos dessa queda precoce poderão ser sentidos também na temporada de 2024.

Isso porque, no momento, o Alvinegro está fora da Copa do Brasil, um dos principais torneios do país e um dos que melhor pagam em premiações — este ano, por exemplo, o campeão levará R$ 70 milhões.

+ Confira a tabela completa da Sul-Americana

+ Confira 25 jogadores com passagem por seleção livres no mercado

Em dezembro de 2022, a CBF modificou os critérios de classificação para a copa nacional, distribuindo as vagas para as federações e extinguindo a classificação via ranking de clubes. Com as novas regras, a Federação Paulista de Futebol (FPF) ganhou seis vagas.

Cinco delas foram direcionadas para os primeiros colocados do Paulistão - Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo. O Peixe foi eliminado ainda na fase de grupos da competição e terminou na 12ª posição geral.

A sexta vaga da FPF ficará com o campeão da Copa Paulista, torneio organizado pela entidade no segundo semestre. O Santos chegou a disputar a competição nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021, mas não se inscreveu para a edição de 2023.

+ Odair não teme ser demitido pelo Santos após derrota na Sul-Americana: ‘Me sinto respaldado’

Sem possibilidade de classificação via torneios da Federação Paulista, o Peixe ainda poderia conquistar uma das vagas reservadas pela CBF para clubes entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. Os campeões da própria copa nacional e da Sul-Americana, além os classificados para a Libertadores em 2023, estarão garantidos na edição do torneio nacional do ano que vem.

No entanto, o Alvinegro foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Bahia e na fase de grupos da Sul-Americana. Agora, a única alternativa para o clube é conquistar uma vaga para a próxima Libertadores através do Brasileirão.

Caso isso não aconteça, o Santos voltará a ficar de fora de uma edição de Copa do Brasil após 11 anos. Na ocasião, em 2012, times classificados para a Libertadores não disputavam o mata-mata nacional, e o Peixe estava no torneio sul-americano na condição de atual campeão.

Desde que a Libertadores teve um aumento no número de participantes e a quantidade de vagas via Brasileirão foi ampliada, em 2016, o Santos ficou fora da zona de classificação para a competição em apenas três ocasiões.

CLASSIFICAÇÕES DO SANTOS PARA A LIBERTADORES VIA BRASILEIRÃO DESDE 2016
2016 - Vagas até o 6º colocado / Santos vice-campeão
2017 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 3ª posição
2018 - Vagas até o 6º colocado / Santos terminou na 10ª posição
2019 - Vagas até o 8º colocado / Santos vice-campeão
2020 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 8ª posição
2021 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 10ª posição
2022 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 12ª posição

Siga o Lance! no Google News