Bryan Ruiz chegou ao Santos com status de solução no meio-campo, porém, não foi o que aconteceu. Logo no início da temporada, após notar a intensidade dos treinos do técnico Jorge Sampaoli, o meia buscou sua saída e pediu para ser negociado. Sem sucesso, atualmente ele se encontra encostado e sequer tem contato com o argentino.
O costarriquenho treina em um período diferente do elenco profissional, junto de Cleber, Orinho, Guilherme Nunes e alguns sparrings, sem o comando de Sampaoli. Sabendo da situação, a diretoria aguarda a janela do meio do ano abrir para se desfazer do jogador. Segundo apurou o LANCE!, o estrangeiro busca uma proposta com um clube da Liga dos Estados Unidos.
A torcida santista pega no pé do meia sabendo que a diretoria tem um prejuízo aproximado de R$ 350 mil mensal. O estrangeiro tem contrato até dezembro de 2020.
O presidente José Carlos Peres afirmou em entrevistas recentes que pretende vender pelo menos dois jogadores nesta janela para aliviar a folha do clube. Cleber, inclusive, foi oferecido ao Oeste, que tenta apenas o empréstimo do zagueiro, já que seu alto salário emperra um acordo.