O Santos deu início à segunda etapa do trabalho feito em conjunto com a EY, empresa do ramo de estratégia e planejamento. O primeiro passo da agência foi fazer um diagnóstico do clube, algo passado à cúpula santista há cerca de 15 dias. Já em reunião no começo desta semana, em São Paulo, foi dado o segundo passo para começar a nova fase do projeto: a de desenvolvimento estratégico.
No projeto, está não só o presidente José Carlos Peres, mas também o Comitê de Gestão, o executivo de comunicação e marketing Marcelo Frazão e outros dois executivos do clube, Rodrigo Gama, do jurídico, e Fernando Volpato, do administrativo. O objetivo é profissionalizar o clube em todos os setores, chegando até o futebol profissional - obviamente, o setor de maior demanda do clube são os assuntos relacionados ao time principal. Essa profissionalização foi uma das promessas de campanha do atual presidente José Carlos Peres.
- O trabalho que estamos fazendo no Santos é a quatro mãos. Fizemos um desenho projetando a longo e médio prazo aonde o clube quer chegar. Antes do planejamento estratégico, fizemos um diagnóstico, que é como se tirássemos uma foto do clube. Assim, pudemos entender os pontos fortes, fracos, posicionamento para só então entender aonde o clube quer chegar, quais metas quer atingir e quais são os melhores caminhos para elas - ponderou LANCE! Pedro Daniel, líder de esportes da EY no Brasil.
A partir do desenvolvimento estratégico, começa a caminhada para a profissionalização: incluindo a execução dos processos, a definição de quais são os projetos prioritários, e plano de ação, seguido de melhorias práticas e das metas a serem atingidas. Para Pedro, chegar até aqui já mostra uma evolução interna do Alvinegro.
- É preciso dizer que essa mentalidade do clube em pensar em como pode se desenvolver e organizar nos deixa otimistas. É preciso saber aonde quer chegar. Gerar credibilidade no mercado, aumentar as receitas e, passo a passo, colher os frutos - completou.
A empresa funciona como uma espécie de assessoria para o clube nesse sentido, prestando o serviço de consultoria, com orientações práticas para que as melhorias aconteçam a curto, médio e longo prazos. Internamente, tal ação é vista como um grande passo para colocar o clube nos eixos. Flamengo e Grêmio já passaram por tal processo.
Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, norteou toda a restruturação feita em sua gestão no Rubro-Negro, desde 2013, com a ajuda da empresa de estratégia e planejamento. No Grêmio, o trabalho foi parecido. Eleito em janeiro deste ano, Peres prometeu fazer uma gestão austera, com cortes de gastos e busca constante por patrocínios.