Maicon, Joaquim, Bauermann ou Messias? Compare a temporada dos zagueiros do Santos

Técnico Odair Hellmann já testou diferentes formações na defesa

Escrito por

O técnico Odair Hellmann, do Santos, utilizou algumas duplas de zaga nesta temporada. Os jogadores que atuaram no setor foram Maicon, Joaquim, Eduardo Bauermann e Messias, e todos já receberam elogios públicos do técnico. 

Mas qual deles teve até agora o melhor desempenho em 2023? O LANCE! reuniu estatísticas individuais de cada um. Confira e compare os números! (Dados: Sofascore)


> Listamos 25 contratações bombásticas do futebol brasileiro na história

MAICON

Contratado pelo Peixe em março de 2022, o zagueiro de 33 anos tornou-se um dos líderes da defesa santista, mas é constantemente contestado pela torcida alvinegra. 

Pelo Paulistão, Maicon disputou oito jogos, sendo titular em sete. Ele possui uma média de 83% de passes certos por partida, 0.6 interceptações, 0.8 desarmes e 0.4 dribles sofridos por jogo. Além disso, o camisa 33 não teve erros capitais no torneio.

Maicon foi titular na vitória do Santos por 1 a 0 sobre o Ceilândia, pela Copa do Brasil. No jogo, o defensor venceu cinco dos oito duelos disputados, bloqueou dois chutes, teve um desarme e uma interceptação. 

Zagueiro Maicon (Foto: IMAGO / Fotoarena)

JOAQUIM

Recém-chegado ao Santos em uma transferência junto ao Cuiabá, o defensor disputou apenas três jogos (dois sem sofrer gols) e conquistou seu espaço como titular com Odair Hellmann.

Joaquim soma bons números em tão pouco tempo. Nas duas partidas que disputou no Campeonato Paulista, ele tem uma média de duas interceptações e desarmes por jogo, além de cinco cortes por confronto e nenhum erro capital.

Contra o Ceilândia, pela Copa do Brasil, ele foi o responsável por marcar o gol da vitória do time, após cobrança de escanteio de Lucas Lima. No jogo, Joaquim ganhou oito duelos dos 10 que disputou.

Joaquim comemora primeiro gol com a camisa do Peixe (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

EDUARDO BAUERMANN

Contratado em 2022, assim como Maicon, o zagueiro parece ter perdido espaço com a chegada de Joaquim. Porém, seus números não são ruins.

Em 10 partidas disputadas no Estadual — duas sem sofrer gols e oito como titular — Bauermann soma 1.3 interceptações, 0.5 desarmes e três cortes em média por jogo. Além disso, o defensor venceu 69% das disputas de bola que participou — se comparado com Maicon, que tem um número de jogos parecido, ele tem 6% a mais de eficiência nas disputas.

Eduardo Bauermann ainda marcou um gol na temporada, na derrota para o Palmeiras por 3 a 1, no Morumbi, de cabeça. 

Bauermann em ação (Foto: IMAGO / Fotoarena)

MESSIAS

Adquirido pelo Santos em 2023, assim como Joaquim, Messias teve mais espaço com a lesão de Maicon e jogou cinco partidas, quatro como titular e uma sem sofrer gols. Em média, o zagueiro tem 1.4 interceptações, 0.6 desarmes e 3.2 cortes por jogo, além de ter vencido 73% das disputas de bola.

Zagueiro Messias foi comprado junto ao Ceará (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

LUIZ FELIPE

O zagueiro ainda não foi utilizado por Odair Hellmann na temporada.

Siga o Lance! no Google News