A Ponte Preta caiu mais uma vez no grupo do Santos no Campeonato Paulista 2020. Com isso, o Peixe pode encontrar a Macaca pela quarta vez em um mata-mata do torneio estadual na década.
O primeiro encontro aconteceu em 2011, com vitória do Santos, por 1 a 0, pelas quartas de final do Paulista. O gol foi marcado pelo atacante Neymar. Naquela ocasião, na primeira fase, o Alvinegro foi o quarto colocado, enquanto a Macaca terminou na quinta posição. O Peixe ainda seria campeão do torneio naquele ano.
Três anos depois, as equipes se encontraram também na Vila Belmiro, mas desta vez o Santos não tomou conhecimento da Ponte e aplicou uma goleada de 4 a 0, pelas quartas de final. Cícero, Gabigol, Geuvânio e Diogo Cardoso marcaram. O Peixe seria o vice-campeão da edição.
Confira o retrospecto desde 2011:
23/4/11 - Santos 1x0 Ponte Preta - Vila Belmiro - quartas de final
26/3/14 - Santos 4x0 Ponte Preta - Vila Belmiro - quartas de final
1/4/17 - Ponte Preta 1x0 Santos - Moisés Lucarelli - quartas de final
10/4/17 - Santos (4)1x0 (5) Ponte Preta - Pacaembu - quartas de final
Em 2017, já com ida e volta nas quartas de final, a Ponte levou a melhor. Vitória da Macaca por 1 a 0, em Campinas, e triunfo do Santos, no Pacaembu, também por 1 a 0. Na decisão de pênaltis, o time do interior ganhou por 5 a 4.
O zagueiro Luan Peres, hoje no Santos, estava no elenco da Ponte Preta, na decisão de 2017. Versátil, o jogador tem recebido mais oportunidades com o técnico Jorge Sampaoli na linha de três defensores.
As duas equipes estão no Grupo A do Paulistão junto com Oeste e Água Santa. O torneio começa no dia 22 de janeiro e termina no dia 26 de abril.
* Sob supervisão de Vinícius Perazzini