Peixe quebra tabu e passa Palmeiras em vitórias na Vila; Rival diverge

Santos e associação de historiadores registram 43 vitórias na história, contra 42 do Verdão. Contas do time da capital, entretanto, mostram que jogo deste domingo igualou números

Escrito por

Um incômodo tabu registrado desde o início da trajetória do Clássico da Saudade, disputado entre Santos e Palmeiras, foi quebrado neste domingo, com a vitória do Peixe por 2 a 1 na Vila Belmiro. É a primeira vez na história em que o time da Baixada Santista tem mais vitórias em seu estádio do que o rival da capital. Esse dado é registrado pelo Santos e diversos historiadores da Assophis (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos), mas o Verdão diverge, e aponta que o adversário apenas igualou o número de vitórias.

Com o resultado de 2 a 1 na 34ª rodada do Brasileirão de 2015, o Santos passa a ter 43 vitórias diante do Palmeiras na Vila Belmiro contra 42 vitórias do rival e 18 empates em 103 confrontos. Os historiadores do Palmeiras registram uma partida a mais, que elevaria o total a 104. Nesta conta são 43 vitórias do Santos, 43 do Palmeiras e 18 empates.

- É a primeira vez na história em que o Santos tem mais vitórias. No começo da história o Palmeiras largou muito na frente, já que que metade dessas vitórias alviverdes, ou seja, 21, foram conquistadas ainda quando o time se chamava Palestra Itália - afirma Wesley Miranda, consultor histórico do Santos e um dos membros da Assophis.

O "jogo da discórdia" nas contas de Palmeiras e Santos, segundo a associação, data de 14 de junho de 1947. Trata-se de uma vitória do Palmeiras em jogo com mando do Santos, mas a partida não foi realizada na Vila Belmiro, e sim no Pacaembu, em São Paulo.

Neste mês de novembro, as contas serão novamente colocadas em disputa. No dia 25, Santos e Palmeiras duelam na Vila pelo primeiro jogo das finais da Copa do Brasil. Nesta ocasião, o Peixe pode abrir vantagem ou o Verdão igualar novamente os números. Em 2015 foram três partidas no estádio, com três vitórias do Santos pelo placar de 2 a 1.

Siga o Lance! no Google News