Qual é a maior goleada da história do Santos?

Recorde da era profissional foi feito contra a Ponte Preta, pelo Paulistão

imagem cameraPelé não esteve na maior goleada da história do Peixe (Foto: Acervo Santos FC)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 09/10/2023
17:33
Compartilhar

Diante da Ponte Preta, em 1959, o Santos alcançou a maior goleada da sua história desde a profissionalização do clube. Na ocasião, o Alvinegro Praiano venceu a Macaca por 12 a 1, na Vila Belmiro.

+ Veja tabela do Campeonato Brasileiro-2023 clicando aqui

Apesar de Pelé integrar o elenco da equipe do litoral paulista, o lendário camisa 10 não atuou pelo confronto do Paulistão.

+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

Sem o jovem Rei do Futebol, o treinador Lula alinhou a equipe da seguinte forma: Manga; Dalmo e Pavão; Formiga, Mourão e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Aguinaldo e Pepe.

O protagonismo da partida ficou por conta de Coutinho, que encontrou as redes cinco vezes, e de Pepe, que anotou quatro gols no confronto. Aguinaldo ainda fez dois e Mingão marcou um contra. O gol de honra da Ponte Preta foi feito por Célio.

Pelé e Coutinho fizeram dupla letal no ataque (Foto: Ag. Estado)

A MAIOR GOLEADA DA ERA AMADORA DO CLUBE

Antes da profissionalização, o Santos teve outro 12 a 1. A vítima foi o tradicional Ypiranga, de São Paulo. Em 1927, o Santos contava com o ataque mágico formado por Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista. No Paulistão daquele ano, o Alvinegro realizou um recorde ao estufar as redes 100 vezes em 16 jogos.

E A SUA MAIOR GOLEADA NO BRASILEIRÃO?

A maior goleada do Santos no Campeonato Brasileiro, e uma das maiores da competição, foi contra o Bahia, quando o torneio ainda se chamava Roberto Gomes Pedrosa. Na ocasião, o Peixe superou o Tricolor de Aço, no Pacaembu, em 1968, por 9 a 2.

Mesmo responsável por abrir o placar do confronto, o time baiano não conseguiu impedir o ímpeto da equipe alvinegro que, mesmo com destaque de três gols de Pelé, teve Toninho como grande estrela do confronto ao marcar quatro vezes. Negreiros e Douglas completaram o elástico placar santista. Do lado do esquadrão, Adauri e Biriba foram os responsáveis pelos gols.

Siga o Lance! no Google News