Quando a WTorre entrega a Nova Vila ao Santos? Veja quanto demorou no Palmeiras

Verdão e Peixe firmaram parceria com a mesma empresa para administrar estádio

Escrito por

Santos assinou memorando de intenção junto à WTorre e pavimentou oficialmente os primeiros passos da nova Vila Belmiro. Mesmo assim, a torcida do Peixe questiona a 'demora' para o estádio sair do papel. Autor de parceria semelhante com a empresa, o Palmeiras iniciou o projeto há quase duas décadas, mas o Allianz Parque foi 'levantado' apenas em torno de seis anos depois dos primeiros debates e teve mais atrasos burocráticos que o caso do Peixe.

Na reta final de junho de 2008, o Conselho Deliberativo do Verdão aprovou o projeto da então Arena Palestra Itália. Entretanto, apenas em julho de 2010 - dois anos depois - foi assinado o contrato para reforma do estádio entre o clube e a empresa.

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

Mesmo com a assinatura realizada em julho de 2010, em maio o Palmeiras tinha disputado sua última partida oficial no estádio bem antes, contra o Grêmio. Um mês depois do duelo com o Imortal, o estádio recebeu o último jogo de fato, um amistoso contra o Boca Juniors.

As obras começaram no fim do mesmo ano da oficialização da escritura, após a liberação da Prefeitura, em 2010. O estádio foi entregue quatro anos depois, e o Alviverde fez seu duelo de estreia em 19 de novembro de 2014, contra o Sport.

Portanto, desde a aprovação no Conselho Deliberativo até o Allianz Parque existir de fato, foram cerca de seis anos de espera para os palmeirenses.

Antigo Palestra Itália, ou Parque Antártica (Foto: Arquivo / Palmeiras)

COMO ESTÁ O PROCESSO DA VILA?

+ Santos divulga imagens atualizadas do projeto da nova Vila Belmiro; veja fotos

+ Nova Vila Belmiro terá grama sintética? Saiba os planos de Santos e WTorre

O projeto 'Arena Vila Belmiro' foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Peixe em dezembro de 2022. Praticamente um ano depois, Santos e WTorre assinaram o memorando de intenção. Embora o documento não seja exatamente equivalente à escritura do Palmeiras de 2010, o processo foi praticamente um ano mais rápido do que o do rival.

Ainda não é possível afirmar o prazo do início das obras, porque as partes precisam iniciar a captação de recursos e conseguir todas as aprovações burocráticas dos órgãos públicos. A intenção da diretoria santista era começar as reformas no primeiro semestre de 2024. No Palmeiras, as construções iniciaram meses após a assinatura do contrato.

Santos e WTorre projetam de 24 a 30 meses de obras, o que significa um período de dois a dois anos e meio. As reformas na casa alviverde duraram em torno de quatro anos para serem completamente concluídas.

+ Leila Pereira alerta presidente do Santos sobre ‘parceria perigosa’ para construção da nova Vila

Atual Vila Belmiro (Foto: Rafael Oliva / Lance!)
Siga o Lance! no Google News