O Santos joga nesta quarta-feira na Arena Condá, em Chapecó, tentando manter a liderança da Série B, mas principalmente para ficar próximo do grande objetivo da temporada: alcançar a pontuação necessária para retornar à elite no próximo ano. E, se vencer a Chapecoense no jogo marcado para às 20h, ficará muito próximo do retorno.
➡️Santos e Sport ultrapassam 90% de chances de acesso à Série A; confira probabilidades
➡️ Brasileirão: novo modelo de direitos de transmissão pode gerar desigualdade
Atualmente, o Santos tem 56 pontos e lidera a Série B. O técnico Fábio Carille projeta que são necessários 64 pontos para conquistar uma das quatro vagas na Série A do próximo ano. Assim como dissera em outros momentos na temporada, ele repetiu a projeção no sábado, logo após o time superar o Mirassol por 3 a 2 na Vila Belmiro.
— A respeito da pontuação, temos 21 pontos para disputar e precisamos de oito. Tem gente fazendo conta e dizendo que 62 dá, mas eu continuo trabalhando com 64 pontos. Seriam dois empates e duas vitórias, ou três vitórias. O quanto antes chegar em 64 pontos (melhor), para depois pensar no título — disse Carille, na ocasião.
De fato, 64 pontos foram suficientes para garantir o retorno à elite em nove das últimas dez temporadas. A única exceção foi em 2015, quando o América-MG terminou em quarto lugar na Série B com 65 pontos.
Nesse período, em três ocasiões o acesso à Série A foi conquistado com 62 pontos. Em 2021, o Cuiabá subiu com apenas 61, e em 2018 o Goiás precisou de apenas 60 para voltar figurar entre os grandes na temporada seguinte.