Relembre jogadores revelados pelo Santos e que deixaram o clube ‘de graça’

Kaio Jorge pode seguir os passos de outros jogadores que deixaram o Santos sem acordo

Escrito por

O atacante Kaio Jorge assinou um pré-contrato com a Juventus, da Itália, e poderá sair sem que o Santos receba nada caso a equipe italiana não faça uma proposta para tirar o camisa 9 de imediato. Como o contrato do jogador com o Peixe se encerrará em dezembro, restando menos de seis meses, o pré-contrato pôde ser assinado.

O pré-contrato é válido a partir de janeiro de 2022. No entanto, segundo apuração do LANCE!/Diário do Peixe, a Juventus fará uma proposta ao Santos nos próximos dias para tentar levar o jogador já em agosto. Esse é um desejo do atleta para não deixar o Alvinegro, clube que o formou, “de mãos vazias”. 

Artilheiro do Santos na temporada, Kaio Jorge pode entrar na longa lista de atletas que foram revelados pelo Peixe e saíram de graça nos últimos anos. O LANCE!/DIÁRIO fez um levantamento de alguns jogadores que tiveram o mesmo caminho, alguns que nem sequer estrearam na equipe profissional. Houve casos que foram parar na justiça, em outros foram feitos acordos.

Relembre abaixo:

Yuri Alberto

O atacante Yuri Alberto assinou com o Internacional até 2025 e a transferência foi uma surpresa, já que os gaúchos emitiram uma nota dias antes afirmando que haviam desistido da contratação. O Peixe teria que gastar cerca de R$ 10 milhões em luvas já no ato da renovação de contrato. Santos e Internacional não divulgaram quais foram as condições do acordo para a transferência do atacante. O Peixe tinha dívidas com o clube gaúcho pelas compras de Leandro Damião e Eduardo Sasha e os valores destas pendências foram abatidas na negociação.

Gustavo Henrique


O zagueiro Jogou no Santos até o final da temporada de 2019 e chegou a ser capitão do time. Gustavo Henrique e o clube viveram um imbróglio de quase um ano discutindo uma possível renovação e o zagueiro acabou deixando o time no início de 2020 para defender o Flamengo. Para liberar o atleta poucos dias antes do fim de seu contrato, Santos e Gustavo Henrique entraram em acordo sobre pequenas dívidas que o clube tinha com o defensor.

Robson Bambu

O zagueiro trocou o Santos pelo Athletico-PR em 2018, mas o Peixe entrou com um processo na CNRD (Câmara Nacional de Resolução de Disputas), da CBF, alegando não ter respeitado o direito de preferência para a renovação do primeiro contrato de profissional. O clube ganhou uma indenização de R$ 7 milhões pela saída do jogador, que já foi negociado com o Nice (França).

Léo Cittadini

O meio-campista chegou a ter status de titular no Peixe em 2018, mas nunca conseguiu convencer e também foi atrapalhado por lesões, que interromperam suas maiores sequências. O Santos tentou renovar com o jogador e ofereceu cerca de 150 mil reais mensais, mas não houve acordo. Deixou o time no começo de 2019 para jogar no Athletico-PR.

Giovanni Manson

Tinha contrato de formação até abril de 2019, não chegou a um acordo para a assinatura do primeiro contrato profissional e então deixou a Vila Belmiro, rumo ao Ajax. O Peixe acionou a FIFA e a CBF para impedir a transferência do meia para o clube holandês, buscando os seus direitos e receberá cerca de 1 milhão de euros.

Matheus Guedes

O Santos chegou a protocolar uma proposta formal na Federação Paulista de Futebol para garantir o direito de prioridade para a renovação do primeiro contrato, mas o zagueiro não aceitou a proposta e foi defender o Portimonense.

Danilo

Danilo Pereira foi contratado pelo Ajax em setembro de 2017 após se destacar no Paulista Sub-20 pelo Santos. Ele havia feito sete gols e sete assistências pelo Peixe na competição antes de se transferir para o clube holandês. O Santos também acionou a FIFA nesse caso.

Diego Cardoso

Bicampeão da Copa São Paulo pelo Santos, nunca se firmou na equipe principal. Chegou a ser emprestado algumas vezes enquanto ainda era jogador do Peixe, mas não teve seu vínculo renovado. Defende o Botafogo de Ribeirão Preto.

André Anderson

Foi o artilheiro santista no Campeonato Paulista Sub-17 de 2016, com 15 gols, assinou seu primeiro contrato profissional em novembro de 2015, aos 16 anos. O Santos tinha a preferência para a renovação de contrato com o jogador, mas não conseguiu chegar a um acordo. O Peixe chegou a ameaçar notificar a Fifa sobre a situação, mas por insistência do próprio atacante foi feito um acordo entre os clubes. O Santos recebeu 400 mil Euros pela transferência e ainda ficou com 20% dos direitos sobre o jogador.

Lucas Lima

O mais conhecido e mais polêmico caso. Lucas Lima viveu o auge de sua carreira com o Santos. Foram quatro anos de clube, com o bicampeonato paulista, convocações para Seleção Brasileira e com seu nome sendo cogitado até no Barcelona. Saiu no final de 2017, trocando o Peixe pelo rival Palmeiras e sendo acusado pela torcida de fazer corpo mole nos últimos meses de contrato.

Siga o Lance! no Google News