Saiba se o Santos lucra com as vendas de Rwan Cruz e Kaio Jorge
Rwan está na mira do West Ham, e Kaio Jorge acertou com o Cruzeiro
O Santos vê dois Meninos da Vila envolvidos em grandes negociações: Rwan Cruz e Kaio Jorge. O primeiro tem proposta do West Ham, da Inglaterra, enquanto o segundo está acertado com o Cruzeiro. No entanto, o Peixe não vai faturar valores significativos com ambos os casos.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
O Santos não manteve porcentagens dos direitos econômicos de Rwan e Kaio Jorge. O Alvinegro deve ficar com o mecanismo de solidariedade da Fifa, que determina o repasse de 5% do valor total da transferência ao clube formador. Contudo, essa porcentagem ainda é dividida entre outras equipes que participaram da formação do atleta.
No caso de Rwan, o Santos realizou troca em definitivo com o Ludogorets, da Bulgária, pelo meio-campista Nonato. A transação aconteceu em janeiro deste ano.
Agora, o West Ham oferece em torno de 9 milhões de euros (R$ 50 milhões) para comprar o jogador. Antes, o atacante foi emprestado ao Vasco e não se firmou.
Kaio Jorge deixou o Peixe rumo à Juventus em julho de 2021. Seu contrato estava prestes a terminar e não havia acordo pela renovação. Então, o Santos aceitou a proposta de 3 milhões de euros dos italianos.
Agora reforço do Cruzeiro, Kaio Jorge ainda pode render um pouco mais de dinheiro ao Santos. Isso porque, na saída do jogador, o Peixe ficou com direito à "mais-valia", que significa arrecadar 5% do que a Juventus lucrar sobre os 3 milhões de euros pagos em 2021.
Como a Raposa está fechando a negociação em 4,5 milhões de euros fixos, o lucro é de 1,5 milhão. 5% deste valor resulta em 75 mil euros (cerca de R$ 430 mil).