O Santos 'bateu na trave' do rebaixamento em torneios de pontos corridos algumas vezes desde que Andres Rueda assumiu a presidência do clube, em 2021. No Brasileirão deste ano, o cenário se repete, e o Peixe é o segundo time fora do Z4.
No primeiro ano de Rueda como mandatário, na última rodada do Campeonato Paulista, o Santos recebeu o São Bento, na Vila Belmiro, precisando vencer para permanecer na Série A1. O triunfo veio, após Lucas Braga e Kaio Jorge marcarem os gols e garantirem a vitória por 2 a 0, evitando o vexame maior.
No ano seguinte, novamente a equipe do litoral paulista chegou na última rodada da competição precisando de uma vitória para evitar o rebaixamento. Mais uma vez, o clube se safou 'por um triz' e derrotou o Água Santa por 3 a 2, com gols de Zanocelo, Ricardo Goulart e Kaiky.
O Santos também lutou contra a queda no Brasileirão durante os dois anos em questão. O clube se livrou das chances de cair antecipadamente nas duas oportunidades, mas em 2021 figurou no Z4 durante algumas rodadas.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
FILME REPETIDO?
Neste ano, o Alvinegro não chegou a correr grandes riscos de queda no paulistão, mas não se classificou ao mata-mata pelo terceiro ano consecutivo. Agora, no Campeonato Brasileiro, a situação está complicada.
+ Clique aqui e confira a tabela completa do Brasileirão!
15º colocado após a derrota para o Fluminense, o Santos tem apenas dois pontos a mais que o Bahia (primeiro time da zona do Z4 - 17º colocado) e três acima do Coritiba (18º). De acordo com levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula as probabilidades de cada time no Brasileirão, o Alvinegro tem 39,7% de ser rebaixado. Na última semana, o cálculo era de 34,7%.