Complicou. O Santos visitou o Newell's Old Boys, no Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário (ARG), e saiu derrotado por 1 a 0 na noite desta terça-feira (2). O Peixe foi melhor durante quase toda a partida, válida pela Copa Sul-Americana, mas perdeu oportunidades claras de gol e cedeu a vitória para o adversário.
Segundo colocado no grupo com quatro pontos, o Alvinegro viu os argentinos chegarem aos nove pontos e dispararem na liderança do Grupo E. Na competição internacional, só o primeiro colocado se classifica diretamente para as oitavas de final.
SEM SUSTOS
O Santos adotou postura reativa nos primeiros 20 minutos disputados em Rosário e não sofreu grandes sustos. O Newell's, time da casa, buscou ter mais a bola, impor pressão e construir os ataques pelo centro. Porém, a eficiente marcação do Peixe em linha média impediu avanços significativos dos argentinos. Mendoza e Daniel Ruiz foram as apostas alvinegras para subir ao campo de ataque em transição rápida.
SPEED MENDOZA POR POUCO
Sendo mais eficiente que o rival na partida, o Peixe teve as principais chances da primeira etapa, com Mendoza como protagonista. O colombiano interceptou uma bola no ataque e finalizou, mas parou no goleiro Hoyos aos 31'. Poucos minutos depois, em falta cobrada por Daniel Ruiz, o atacante aproveitou o bom cruzamento do conterrâneo, apareceu sozinho na área e bateu de chapa, mas a bola saiu raspando a trave.
QUE PECADO, DEIVID!
O garoto de 17 anos, fazendo sua estreia como titular do Santos, pareceu um centroavante veterano. Logo na volta para a segunda etapa, o jovem recebeu passe de Lucas Pires, girou para cima do zagueiro, tirou o segundo marcador e deu uma linda cavadinha na saída do goleiro. A bola, no entanto, passou perto da trave e foi para fora. Deivid substituiu Marcos Leonardo, desfalque após apresentar quadro de febre e dores no corpo.
INACREDITÁVEL FC
Após perder o controle do jogo e cometer 'vacilos' na defesa — além de contar com ótima intervenção de João Paulo em chute de Portillo — o Alvinegro desperdiçou a melhor oportunidade do jogo. Aos 30', Lucas Lima cobrou escanteio, Rodrigo Fernández desviou, o goleiro deu rebote e Lucas Braga, livre e embaixo do gol, isolou a finalização.
EFICIÊNCIA E FALHAS
Em cruzamento de Pablo Pérez pela esquerda, Dodi perdeu a disputa pelo alto, os zagueiros Messias e Bauermann 'bateram cabeça', e Ivan Gómez ficou com a sobra sozinho dentro da área. Ele tocou no canto de João Paulo e abriu o placar aos 38 minutos da etapa final para garantir a vitória do certeiro Newell's Old Boys.
SEQUÊNCIA
O Santos visita o Cruzeiro neste sábado (6), às 16h, no Estádio Independência. A partida é válida pela quarta rodada do Brasileirão. Enquanto isso, o próximo desafio da equipe pela Sul-Americana é contra o Audax Italiano, no próximo dia 24 (quarta-feira), a partir das 21h (de Brasília).
NEWELL'S OLD BOYS 1 X 0 SANTOS
Copa Sul-Americana - Fase de grupos - Terceira rodada
Data e horário: 2 de maio de 2023, terça-feira, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, na Argentina
Árbitro: Alex Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Pittón e Pablo Pérez (Newell's); Lucas Lima, Lucas Pires e Dodi (Santos)
Cartão vermelho: -
Gol: Ivan Gómez, 38'/2ºT (1-0)
Newell's Old Boys: Hoyos; Mosquera, Ortiz, Ditta e Pittón (Martino, 25'/2ºT); Sforza, Iván Gómez e Portillo (Pablo Pérez, 31'/2ºT); Pérez Tica (Sordo, 16'/2ºT), Recalde e Brian Aguirre. Técnico: Gabriel Heinze.
Santos: João Paulo; Nathan (Ed Carlos, 45'/2ºT), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ângelo, 42'/2ºT), Dodi e Lucas Lima; Daniel Ruiz (Lucas Braga, 16'/2ºT), Mendoza e Deivid. Técnico: Odair Hellmann.