Santos: 10 respostas sobre os próximos passos das obras na Vila Belmiro
Saiba quanto as obras custarão, quem vai pagar, quando as obras iniciarão e outras questões
O sonho do torcedor do Santos para o começo das obras da nova Vila Belmiro está cada vez mais próximo. Com a assinatura do Memorando de Entendimento de construção do novo estádio do Peixe, passos podem ser dados para tirar o projeto do papel.
+ Veja tabela do Campeonato Brasileiro-2023 clicando aqui
Com muitas questões do santista sobre sua nova casa, o Lance! decidiu responder 10 dúvidas recorrentes da torcida. Veja a seguir!
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Quando começa?
As obras estão previstas para começar no primeiro semestre do ano que vem. Contudo, ainda não existe uma data específica para o começo da construção.
Quando termina?
Também não há uma data exata para o término das obras. Entretanto, depois de iniciadas, a previsão é que a reconstrução dure de 24 a 30 meses.
Quanto vai custar a obra?
As obras devem custar em torno de R$ 300 milhões.
Quem vai pagar pela obra?
Os valores para construção do estádio serão levantados com vendas de cadeiras cativas e camarotes, além do investimento financeiro da própria WTorre, que será “pago” com a concessão do local.
Quando as cadeiras e os camarotes começaram a ser vendidos?
As cativas e demais setores que serão comercializados ainda não possuem prazo para realização da obra.
Quanto tempo vai durar a concessão?
O Santos cede a concessão da Vila Belmiro para a WTorre, com prazo de 30 anos a partir da inauguração da nova arena. O clube continua sendo dono do terreno e do estádio, enquanto a corporação tem o direito de uso do local.
Onde vai jogar no período?
Durante as obras, a ideia do Peixe é utilizar como casa provisória o Canindé, caso o estádio tenha as condições estruturais necessárias. Outra possibilidade é o novo Pacaembu, que tem previsão para ser reinaugurado em 2024. Essa é a tendência, mas o martelo ainda não está batido.
Capacidade do novo estádio?
A nova Vila Belmiro terá capacidade para receber em torno de 30.108 pessoas. Isso é praticamente o dobro da realidade atual, pois o estádio conta com 16.068 lugares.
Quais trâmites ainda faltam para a realização da obra?
Com a assinatura do memorando de entendimento, começa a fase de aprovações com os órgãos públicos e definições entre as partes, assim como a captação de verbas para investimento nas obras, por meio de pré-vendas de benefícios e patrocínios.
Precisa de mais alguma aprovação para a construção do estádio?
Além das que são autorização necessárias emitidas aos órgãos públicos, não. Dentro do clube, os sócios já realizaram votação e aprovaram a construção do estádio.
* Gabriel Teles colaborou sob supervisão de Vinícius Perazzini