O Santos e a Umbro lançaram a camisa especial voltada ao Outubro Rosa nesta segunda-feira (03). É o terceiro ano consecutivo em que o Peixe participa da campanha, que visa chamar a atenção da população em relação ao câncer de mama, reforçando a necessidade de conscientização e realização de exames periódicos a fim de tratar a doença ainda em sua fase inicial.
Assim como em anos anteriores, as tradicionais cores do clube dão espaço para o rosa, que toma conta da camisa. Em 2022, o lançamento da Umbro ainda faz uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco no desenvolvimento cultural brasileiro e contou com a influência de mulheres que inspiram até hoje. As referências podem ser vistas no design das camisas, que são preenchidas por grafismos geométricos em jacquard.
- É muito importante apoiar essa luta de conscientização para mulheres e também para homens. O Santos FC tem no seu DNA a responsabilidade social. Nós jamais ficaríamos de fora de ações como essa e mais um ano vamos mostrar que o Clube vai Muito Além do Futebol - afirmou Andres Rueda, presidente do Santos.
Em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que receberá 5% das vendas líquidas oriundas do novo uniforme, o Santos e a Umbro buscam alertar não apenas as mulheres (principais afetadas pelo câncer de mama), mas também os homens que convivem com mulheres e devem ajudá-las nesta luta que é de todos. Do início ao fim.
- Sempre pensamos em usar a força do futebol para contribuir com a sociedade, e o nosso lançamento do Outubro Rosa é mais um exemplo de como a Umbro pode dar visibilidade a causas importantes como a conscientização em relação ao câncer de mama. Já é o oitavo ano que fazemos camisas especiais relacionadas ao tema e ficamos muito orgulhosos de ver que nossos clubes parceiros abraçaram a ideia para valer. Desde 2020, todos fazem parte da ação. Já acompanhamos uma grande ansiedade por parte dos torcedores em relação a este lançamento que virou uma tradição da marca - conta Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro Brasil.
A nova camisa do Santos começa a ser vendida nesta terça-feira (04), tanto no site da Umbro Brasil (www.umbro.com.br) como nas lojas online e físicas do Peixe (www.santosstore.com.br). Os modelos chegam ao mercado nas versões masculina, feminina e infantil.
A importância da conscientização
Como sempre, a ação busca conscientizar a população sobre a importância de se cuidar e também de cuidar de quem se ama. Estudos revelam que o diagnóstico precoce do câncer de mama oferece até 95% de chances de cura, porém, apenas 46,2% das mulheres realizam o exame uma vez ao ano, e 27% nunca o fizeram.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que o número de novos casos da doença ultrapasse os 66 mil em 2022, o que equivale a uma taxa de incidência de quase 44 casos a cada 100 mil pessoas. Sua incidência aumenta progressivamente, principalmente após os 50 anos de idade.
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br