Santos e WTorre estão em mês decisivo para encaminhar o início das construções da nova Vila Belmiro. A empresa é a responsável por 'chefiar' as reformas do estádio alvinegro.
No último mês, as partes se reuniram e alinharam que a assinatura de um 'contrato de compromisso' pelas obras seria assinado em breve, restavam apenas algumas arestas a serem aparadas no acordo. O Lance! apurou que há um 'prazo', não oficial, estimado até este mês de setembro para ocorrer a assinatura.
A reportagem soube que Santos e WTorre mantêm o planejamento para a assinatura. Mesmo assim, o documento ainda não é o definitivo e, para início das obras, ainda resta a apresentação do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) à Prefeitura da cidade.
O EIV analisa aspectos como uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, transporte coletivo, mobilidade, entre outros. O Peixe entende que a empresa é responsável por esse tópico, enquanto a corporação afirma que apresentará a pesquisa após a assinatura do memorando de intenção, que tende a acontecer neste mês.
- A WTorre e o Santos Futebol Clube seguem em tratativas do projeto para a nova arena do clube e, assim que elas forem definidas, será assinado o memorando de intenção e seguiremos com as etapas posteriores do projeto, incluindo estudos, comercialização e aprovações junto aos órgãos competentes - disse a WTorre, em declaração ao Lance!.
- O Santos entrou com projeto de arquitetura, já tem uma pré-análise desse projeto. Agora é necessário fazer o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança, o Santos precisa apresentar esse estudo para a gente validar para a sociedade. Ali virou um núcleo de intervenção estratégica, o estádio. E ter algumas contrapartidas para a cidade, como repensar o entorno do estádio, há uma contrapartida. Isso vai ser alvo de consulta pública, audiência, para que a gente tenha um estádio que a cidade de Santos quer - explicou Glaucus Farinello, Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de Santos, em entrevista ao Jornal Litoral.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
+ Nova Vila Belmiro está perto de sair do papel, mas moradores da região são contra
O ESTÁDIO
Ainda não há uma data exata para o início das obras. Porém, o clube do litoral paulista trabalha com a projeção de que elas comecem no primeiro semestre de 2024. Inicialmente, o presidente Andres Rueda desejava que a construção tivesse o pontapé inicial na reta final de seu mandato, no fim deste ano.
A nova Vila Belmiro terá capacidade para receber em torno de 30.108 pessoas. Isso é praticamente o dobro da realidade atual, pois o estádio conta com 16.068 lugares.
As obras demorariam cerca de dois anos para serem concluídas. Neste período, a ideia do Santos é utilizar como casa provisória o Canindé, caso o estádio tenha as condições estruturais necessárias. Outra possibilidade é o novo Pacaembu, que tem previsão para ser reinaugurado em 2024.