O Santos fez uso da preferência de compra e formalizou na noite desta terça-feira sua primeira investida para manter Marquinhos Gabriel em 2016. Convencido de que o Al Nassr, clube detentor dos direitos econômicos, não irá emprestá-lo mais uma vez, o Peixe enviou um comunicado dando conta de que pagará os 4 milhões de dólares (R$ 15 milhões) combinados no ato do empréstimo ao Alvinegro, já no início do ano de 2015. Falta definir só o modo de quitação deste valor.
- Estou em uma reunião em São Paulo formalizando justamente isso (envio da carta de intenção de compra) - disse, ao LANCE!, o superintendente de esportes do Peixe, Dagoberto Santos.
A preferência de compra dos direitos econômicos vale justamente até esta terça-feira, quando o Santos decidiu enviar a carta de sinalização pelo negócio e iniciar as conversas em relação ao modo de pagamento. Agora, cabe ao Al Nassr responder ao Santos se topa ou não o negócio. Caso a resposta seja negativa, a busca pela renovação de Marquinhos Gabriel volta à estaca zero e ainda fará o clube ganhar novos concorrentes – inclusive no futebol nacional.
– Estamos trabalhando nisso, mas nós vamos comprar – assegurou o presidente Modesto Roma Júnior.
Questionado, Modesto desconversa sobre a busca por recursos para a compra de Marquinhos Gabriel, mas é fato que a temporada 2016 será menos árdua para o Santos no aspecto financeiro – o clube ainda tem a receber sua cota de televisão referente ao Brasileirão, além de R$ 8 milhões do Barcelona pela indicação de Neymar à Bola de Ouro, e outras importantes fontes.
Aos 25 anos, Marquinhos Gabriel disputou 44 jogos com a camisa do Santos em 2015, com nove gols marcados e seis assistências. Segundo o técnico Dorival Júnior, o camisa 31 é "o maior reforço" que o Santos pode garantir para 2016.