O Santos é o lanterna do Grupo A do Paulistão, atrás de Inter de Limeira, Red Bull Bragantino e Botafogo-SP, respectivamente. Mas não é só a possibilidade da não classificação para a próxima fase que assusta o torcedor alvinegro: o Peixe soma apenas 10 pontos na competição e está perto da zona do rebaixamento.
O jogo deste domingo, contra a Portuguesa, na Vila Belmiro, é essencial para o Alvinegro Praiano arquitetar seus rumos no Campeonato Paulista. Isso porque a Lusa tem seis pontos no torneio, quatro a menos que o Peixe na classificação geral, e é o segundo time do 'Z-2', só a frente do Ituano.
Santos (12º) e Portuguesa (15º), portanto, disputam um confronto direto contra o rebaixamento no Estadual. Caso a Lusa vença, salta para nove pontos e encosta no Peixe.
Além disso, a Ferroviária venceu a partida contra o Guarani no último sábado (18), por 1 a 0, e chegou nos oito pontos, só dois a menos que o Santos. Portanto, se o Peixe perder para a Portuguesa, a Locomotiva volta para a zona do rebaixamento, mas fica próxima do Alvinegro na pontuação geral.
Neste meio, ainda está o São Bento (13º), com nove pontos, e que só joga na próxima terça-feira (21), diante do São Paulo.
Se o Peixe quiser respirar com mais tranquilidade no Paulistão, perder para a Portuguesa no duelo válido pela 10ª rodada do Estadual não é uma opção. A bola rola a partir das 16h.