Menino da Vila, artilheiro do Santos na temporada passada e um dos jogadores mais valiosos do elenco atual, Marcos Leonardo, de apenas 19 anos, passa pela maior seca de gols desde que concretizou sua titularidade no Peixe.
Com sete jogos sem balançar as redes, o recorde negativo está, coincidentemente, empatado com o tempo sem gols que o camisa 9 teve no começo da temporada passada. Na ocasião, ele deixou de marcar diante de Ituano, Mirassol, São Paulo, Salgueiro, Novorizontino, Fluminense-PI e Palmeiras.
+ Luan, Deyverson, Hugo Souza… Listamos 10 jogadores que ainda não entraram em campo no ano
Em 2023, Marcos marcou o primeiro gol do Santos na temporada, no triunfo sobre o Mirassol, de pênalti. Entretanto, além de perder uma outra penalidade no decorrer deste jogo, o jovem não estufou mais as redes na competição. Na atual edição do Paulistão, o atacante passou em branco contra Guarani, São Bernardo, Água Santa, Ferroviária, Palmeiras, São Bento e São Paulo.
Segundo dados da Footstats, o camisa 9 errou o dobro de finalizações que acertou. São seis chutes no alvo e 12 que não encontraram o caminho da meta adversária. O problema não é apenas do centroavante, que pode aumentar sua marca negativa, pois muitas oportunidades não foram proporcionadas da melhor maneira possível pelos criadores de jogadas.
O desempenho geral do Santos na tabela e nos gols marcados não é dos melhores. O clube possui o 4º pior ataque do Campeonato Paulista. Além disso, o time amarga a lanterna do Grupo A com 9 pontos e precisa alcançar uma vitória para espantar o fantasma do rebaixamento, enquanto ainda luta por uma classificação no torneio.