O Santos observou de longe o Internacional se aproximar do volante Charles Aránguiz e encaminhar acerto com o jogador. Na tarde do último domingo (19), o Colorado anunciou um pré-contrato com o chileno, que atua no Bayer Leverkusen e fica livre no mercado em junho deste ano. O Peixe se interessou pelo atleta, mas não tentou atravessar as tratativas gaúchas.
O Alvinegro realizou sondagens ao estafe de Aránguiz e consultas ao time alemão. Porém, algumas condições do negócio não agradaram, como o fato do jogador não se transferir imediatamente, pois o Bayer não liberaria.
> Veja esportistas que curtiram a 3ª noite de Carnaval e citações ao esporte na avenida
Quando surgiu o interesse no volante, existia uma certa pressa do Peixe em anunciar contratações. Isso porque a pressão da torcida pela chegada reforços era grande.
Além disso, o Santos corria contra o tempo para fechar a lista de inscritos do Paulistão e não estava disposto a pagar para ter um jogador que ficaria livre em junho. Àquela altura, o pacotão com os meias Lucas Lima e Daniel Ruiz, o zagueiro Joaquim e o volante Alison ainda não tinha sido oficializado.
Apesar do interesse esfriar de forma rápida, internamente havia a esperança de que o clube pudesse avançar na contratação de Aránguiz no meio do ano, quando seu contrato com o Bayer Leverkusen se encerra. Portanto, seria uma contratação para o Brasileirão, não para o Estadual.
O meio-campista de 33 anos era bem avaliado pela comissão técnica de Odair Hellmann e pelo coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão. O dirigente — ex-técnico e ídolo do Internacional — foi quem tomou a dianteira do interesse alvinegro.
Entre 2014 e 2015, Charles Aránguiz vestiu a camisa do Colorado após boa passagem pela Universidad de Chile. No período, o chileno disputou 54 jogos, anotou 10 gols e venceu o Campeonato Gaúcho duas vezes. Ele retorna ao clube com um contrato válido até 30 de junho de 2025.