Santos reformula sistema defensivo com contratações e saídas em 2023

Peixe não mantém praticamente nenhum defensor que estava no time no ano passado

Escrito por

O Santos concluiu a contratação de três defensores somente nesta janela de transferências, acertou saídas e reformulou o sistema defensivo em 2023. Praticamente todos os atletas do atual elenco que atuam no setor não estavam no plantel no ano passado.

Neste ano, o Santos contratou três laterais e três zagueiros, além de se desfazer de outros três zagueiros e dois laterais. Do grupo atual, apenas Alex Nascimento e Felipe Jonatan já estavam desde 2022. O lateral está com o ligamento cruzado do joelho rompido e não atua desde o dia 20 de abril.

AS SAÍDAS

As primeiras saídas na defesa foram acertadas antes da abertura da janela. O primeiro a ter novo destino encaminhado foi Eduardo Bauermann, que estava afastado preventivamente pelo envolvimento com a "Máfia das Apostas", recebeu proposta do Aytemiz Alanyaspor e rumou à Turquia.

Quase paralelamente ao caso de Bauermann, o Alvinegro acertou a rescisão de Maicon, que fechou com o Vasco. A dupla era considerada titular em 2022.

O lateral-esquerdo Lucas Pires, que entrou em campo 42 vezes no ano passado, foi afastado após ser 'enquadrado' por torcedores na saída de uma festa, quando haveria treino na manhã seguinte. Desde então o defensor não atuou mais e foi emprestado ao Cádiz, da Espanha. O lateral-direito Nathan passou pelo mesmo processo e deve deixar o Santos para um time de Portugal.

Nesta terça-feira (1), o Peixe também anunciou a saída de outro zagueiro que atuava com frequência em 2022: Luiz Felipe. Ele ficará emprestado ao Atlético-GO até o fim desta temporada. Os laterais Madson e Auro, outros que faziam parte do elenco, tiveram outros destinos.

+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!

DEFESA DO SANTOS NO FIM DE 2022

- Madson (saiu)
- Auro (saiu)
- Nathan (afastado)
- Maicon (saiu)
- Bauermann (saiu)
- Luiz Felipe (saiu)
- Alex (segue)
- Felipe Jonatan (segue)
- Lucas Pires (saiu)

AS CHEGADAS

Se por um lado sete de nove jogadores não seguiram no Peixe, seis foram contratados. No início do ano, o Alvinegro anunciou as chegadas dos zagueiros Messias e Joaquim, atualmente titulares nas vagas que eram de Maicon e Bauermann. Os laterais Gabriel Inocêncio, ex-Água Santa, e João Lucas, ex-Cuiabá, também chegaram no período.

Além da dupla, João Basso foi anunciado para o setor. Ele foi contratado nesta janela, junto ao Arouca, de Portugal, treina com o restante dos companheiros e está apto para entrar em campo.

Assim como Basso, o lateral Dodô fechou com o Santos no último mês. Ex-jogador do Atlético-MG, ele já entrou em campo três vezes e é titular do time treinado por Paulo Turra.

Basso treinando no CT Rei Pelé (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

DEFESA DO SANTOS EM 2023

- João Lucas (chegou)
- Gabriel Inocêncio (chegou)
- Dodô (chegou)
- Felipe Jonatan (segue, mas está contundido)
- Joaquim (chegou)
- Messias (chegou)
- João Basso (chegou)
- Alex (segue)

PODIA TER MAIS UM

O Santos tinha tudo pronto para anunciar o zagueiro Juan Pablo Vargas, do Millonarios (COL), como reforço nesta terça-feira (1), mas desistiu da contratação. O atleta realizou exames médicos, mas os resultados apontaram uma lesão do costarriquenho.

Siga o Lance! no Google News