O Santos trabalha com seus jogadores um aspecto essencial para fazê-los superarem a pressão da temporada, desviarem de obstáculos e evoluirem o futebol jogado: o psicológico dos atletas. Após a goleada imposta pelo Peixe sobre a Portuguesa, por 4 a 0, no último domingo (19), o zagueiro Joaquim revelou um planejamento especial realizado durante a semana em relação ao assunto.
- A nossa psicóloga vem conversando com a gente, vem nos preparando emocionalmente, vem dado resultado e isso foi muito importante para o nosso resultado aqui - declarou, se referindo à Juliane Fechio, profissional da área no clube.
> ATUAÇÕES: Marcos Leonardo, Mendoza e Lucas Lima brilham em goleada do Santos sobre a Portuguesa
Não é a primeira vez que o tema surge no Alvinegro. O goleiro João Paulo, capitão e um dos líderes do time, admitiu que o mental da equipe estava abalado, após o empate com o Santo André na última semana, pelo Paulistão.
- Falar que não abala emocionalmente vou estar mentindo. Time busca a vitória a todo momento e, às vezes por detalhe, acaba sofrendo o gol. Isso abala muito.Tem que correr atrás de novo do placar. Mas vale o esforço de todo mundo. Estamos trabalhando para sair dessa situação. E tenho certeza que a gente vai sair - declarou o atleta.
O técnico Odair Hellmann endossou as palavras do goleiro e afirmou que a equipe vinha sentindo muito a parte mental depois de sair atrás no placar dos jogos.
- A gente saiu atrás do placar em praticamente todos os jogos. O que gera toda essa dificuldade emocional e fortalece o adversário. Mas só contra o Guarani não conseguimos buscar. Tem o lado ruim de sair atrás no placar toda vez, de gerar essa intranquilidade, esse desconforto. Quando tomamos gol, temos uma queda muito grande - afirmou, também após o duelo com o Santo André.
TRABALHO DA DIRETORIA E ODAIR
Em episódios recentes, torcedores do Santos invadiram o CT Rei Pelé para cobrar a diretoria sobre o desempenho do time e a falta de contratações. Mas um atleta foi especialmente criticado: Ângelo, que se envolveu em polêmicas após discutir com torcedores quando deixava o gramado no empate com o Água Santa.
O jovem de 18 anos ficou abalado após o ocorrido. Para acrescentar ainda mais pressão psicológica, o atacante ainda recebeu sondagens de Nottingham Forest e Flamengo. O clube, então, realizou um trabalho especial com o atleta, para que ele conseguisse voltar a atuar normalmente.
Além disso, o atacante Lucas Barbosa revelou que o técnico Odair Hellmann tem um papel especial no trabalho mental dos jogadores.
- O Odair nisso é muito feliz (trabalho psicológico). Ele passa tranquilidade para a gente, é um começo de trabalho, estamos comprando a ideia. A gente sabia que uma hora isso (a fase) ia melhorar - disse Barbosa, em coletiva de imprensa realizada no dia 9 de fevereiro.
SEQUÊNCIA
Pela 11ª rodada do Estadual, o Santos tem um clássico contra o Corinthians no próximo domingo (26), às 16h. Antes, o time ainda enfrenta o Ceilândia na quinta-feira (23), em jogo válido pela Copa do Brasil.