O Santos reencontrará o lateral-direito Pará na tarde deste domingo (19), na Vila Belmiro. Isso porque o time enfrenta a Portuguesa a partir das 16h, pelo Paulistão, atual equipe do jogador de 37 anos. O hoje titular da Lusa soma duas passagens pelo Alvinegro, marcadas de maneiras distintas.
Pará chegou ao Peixe em 2008, contratado junto ao Santo André. Em seus primeiros anos, alternou momentos entre a titularidade e a reserva, além de fazer parte de times históricos do Santos.
> Veja esportistas que curtiram a noite de Carnaval e citações ao esporte na avenida
Em 2010, ao lado de Neymar e Ganso, Pará conquistou seus primeiros título com a camisa alvinegra: um Paulistão e uma Copa do Brasil. Ele, inclusive, foi titular em ambos: tanto na final contra o Santo André, como nas partidas diante do Vitória, na decisão da copa nacional.
No ano seguinte, veio o ápice da carreira do lateral. Além de levantar mais uma taça do Campeonato Paulista, o jogador fez parte do Santos campeão da Libertadores da América.
Ele foi titular na partida de ida contra o Peñarol, no Uruguai, que acabou empatada em 0 a 0. Pará também entrou no segundo tempo do jogo da volta, no Pacaembu, quando o Peixe venceu por 2 a 1 o time uruguaio.
O RETORNO
Pará deixou o Santos em 2012 e rumou ao Grêmio. Posteriormente, ainda teve passagem pelo Flamengo e só voltou ao Peixe em 2019.
A segunda passagem, no entanto, não deixou muitas saudades para o torcedor santista. Especialmente pela final da Libertadores de 2020/2021, contra o Palmeiras. O lateral ficou marcado pelo lance do gol do título do rival, anotado por Breno Lopes, que subiu de cabeça nas costas do defensor após cruzamento de Rony e deixou o Santos com o vice.
Somando todo o tempo que Pará vestiu a camisa alvinegra, ele acumula 292 partidas e três gols marcados pelo clube. O lateral deixou o clube na reta final de 2021.