O Santos mantém o desejo da permanência de Soteldo em definitivo, mas passou a adotar postura de maior cautela sobre o tema. Isso porque o venezuelano sofre com recorrentes lesões em 2023.
O meia-atacante de 25 anos está emprestado ao Peixe até julho deste ano, junto ao Tigres, do México. O clube tem até o mês em questão para acionar a opção de compra do atleta, estipulada em 4 milhões de dólares (RS 20 milhões, segundo a cotação atual) por 50% dos direitos econômicos. Não há necessidade de uma negociação, pois todos os pormenores estão previstos no contrato de empréstimo.
>Bahia oficializa venda: veja os times brasileiros que ainda podem virar SAF em 2023
Internamente, o Alvinegro Praiano sempre tratou o 'fico' de Soteldo como praticamente certo. Agora, embora siga bem interessada em manter um dos principais jogadores do time no elenco, a direção deve aguardar um parecer do departamento médico perto da data limite do término do empréstimo.
O 'sim' da comissão técnica liderada pelo treinador Odair Hellmann também é importante para a decisão final. Há dois meses, o profissional pensava que, no que dependesse dele, Soteldo ficaria no Santos. Hoje, a percepção segue a mesma em termos técnicos, mas a viabilidade do investimento está a cargo da diretoria alvinegra.
Odair enxerga o 'baixinho' como um jogador importante para o grupo e um atleta comprometido com o clube. Além disso, a avaliação é que, na posição de Soteldo, o mercado está inflacionado. Ou seja, seria difícil encontrar uma peça de reposição com qualidade semelhante e por um preço menor do que os 4 milhões de dólares.
AS LESÕES
Após a vitória sobre o América-MG, no último final de semana, Soteldo teve constatada uma lesão muscular moderada na região posterior da coxa esquerda. O atleta está em tratamento com a fisioterapia e sequer viajou com a delegação à Argentina, palco do confronto com o Newell's Old Boys, pela Sul-Americana.
O venezuelano se recuperou de um rompimento do tendão do músculo peitoral, lesão raríssima para jogadores de futebol, e retornou contra o Grêmio, em 16 de abril, após cerca de três meses de tratamento. Na ocasião, o meia-atacante acabou expulso, xingou a arbitragem e corre risco de ser julgado e punido além da suspensão automática imposta pelo cartão vermelho.
MAIS FORA DO QUE DENTRO
Desde o retorno ao Santos, em 11 de agosto de 2022, Soteldo participou de menos da metade das partidas disputadas pela equipe. No período, ele esteve presente em apenas 38,5% dos jogos.