Soteldo segue com aval de Odair para ficar no Santos, mas contratação não depende mais só do treinador

Peixe mudou postura sobre empréstimo do venezuelano

Escrito por

Odair Hellmann, técnico do Santos, mantém a mesma opinião do início do ano e quer a permanência de Soteldo, que está emprestado ao clube do litoral paulista até julho de 2023. No entanto, a contratação em definitivo do venezuelano não depende mais somente do treinador, cenário diferente de poucos meses atrás.

Em março, a única possibilidade da diretoria não acionar a opção de compra do meia-atacante era se a comissão técnica não aprovasse a aquisição. Desde então, Odair já aprovava a manutenção do jogador. Agora, o Peixe adota maior cautela sobre o tema.

- Jogador importante, de velocidade e drible. Tem o encaixe total na equipe do Santos, no clube. O parecer técnico meu e da minha comissão é de continuidade do Soteldo. Agora, a continuidade não depende só do meu parecer técnico, depende de outros fatores. Todos dentro do clube, Soteldo, presidente, diretoria... Vai chegar esse momento de tomar uma decisão, mas o parecer técnico é de um jogador importante. Para debater esse assunto, há outros fatores como financeiro e outras tantas coisas importantes que precisam ser avaliadas - revelou o profissional, em coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Bragantino, no último domingo (28), pelo Brasileirão.

> ATUAÇÕES: Defesa vai mal, e Rodrigo Fernández é o pior em revés do Santos contra o Bragantino

A grande preocupação interna é pelo excesso de lesões do 'baixinho'. Neste ano, o venezuelano se recuperou de um rompimento do tendão do músculo peitoral, lesão raríssima para jogadores de futebol, e ficou em torno de três meses sem atuar.

Ao retornar, por conta do período de inatividade, ele teve um problema muscular no fim de abril. Soteldo voltou a ser relacionado apenas nesta última semana, na derrota para o Audax Italiano, pela Sul-Americana, no Chile.

Portanto, o Santos analisará o desempenho físico e técnico de Soteldo no próximo mês, com a intenção de definir se compensa exercer a cláusula de compra — estabelecida em 4 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões, segundo a cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do atleta de 25 anos. O clube tem até julho para tomar a decisão.

Desde seu retorno ao Alvinegro Praiano, em agosto de 2022, o meia-atacante disputou 17 partidas e distribuiu três assistências. Porém, a última vez que Soteldo balançou as redes foi somente no dia 10 de abril do ano passado, quando ainda atuava pelo Tigres, do México, clube que emprestou o jogador ao Peixe.

Com saudade do gol, Soteldo balançou as redes pela última vez quando atuava no Tigres (Foto: Reprodução/Instagram @yefersonsoteldo1006)
Siga o Lance! no Google News