Santos e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (6), pela quarta rodada do Brasileirão, no Estádio Independência, às 16h. As equipes não se encontravam há quatro anos, quando duelaram pelo próprio Campeonato Brasileiro, na 34ª rodada.
O Peixe e a Raposa não jogaram mais no período porque o clube mineiro foi rebaixado para a Série B e retornou à elite do futebol nacional somente em 2023. No último confronto, o time paulista goleou o adversário deste sábado por 4 a 1, na Vila Belmiro.
>Bahia oficializa venda: veja os times brasileiros que ainda podem virar SAF em 2023
O JOGO
Treinado pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, o Santos contava com um elenco bem diferente do atual, apesar de ter atletas que seguem no clube.
A escalação alvinegra na partida diante do Cruzeiro, em 23 de novembro de 2019, foi composta por: Everson (Atlético-MG); Pará (Portuguesa), Lucas Veríssimo (Benfica), Gustavo Henrique (Fenerbahçe) e Felipe Jonatan; Alison, Carlos Sánchez (Peñarol) e Evandro (aposentado); Marinho (Flamengo), Eduardo Sasha (RB Bragantino) e Soteldo. Luan Peres (Fenerbahçe), Diego Pituca (Kashima Antlers) e Kaio Jorge (Juventus) entraram no decorrer do jogo.
A Raposa tinha Abel Braga como comandante e foi para o duelo com: Fábio (Fluminense); Orejuela (São Paulo), Cacá (Tokushima Vortis), Fabrício Bruno (Flamengo) e Egídio (Tombense); Henrique (aposentado), Robinho (Avaí), Éderson (Atalanta); Thiago Neves (aposentado), David (São Paul) e Sassá (Athletic).
Quem abriu o placar do jogo foi o Cruzeiro, que até então estava na 17ª posição, lutando contra o rebaixamento, com 36 pontos, um a menos que o Ceará. O gol foi marcado pelo lateral Orejuela.
Menos de 10 minutos depois, Eduardo Sasha empatou a partida. Na segunda etapa, com o placar em igualdade, o Peixe pressionou e marcou dois gols em um intervalo de oito minutos, com Marinho e Soteldo. Diego Pituca fechou a goleada aos 46'.
No Brasileirão de 2019, o Alvinegro Praiano terminou como vice-campeão, com 74 pontos, 16 a menos que o Flamengo treinado por Jorge Jesus. O Cruzeiro, por outro lado, terminou em 17º, com os mesmos 36 pontos que tinha no confronto com o Santos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4 X 1 CRUZEIRO - Brasileirão 2019 - 34ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data-hora: 23/11/2019, às 21h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jose Eduardo Calza (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes do VAR: Vinicius Gomes do Amaral (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS)
Público e renda: 7.905 pagantes / R$ 266.945,00
Cartões amarelos: Gustavo Henrique (SAN) e Egídio (CRU)
Cartão vermelhos: Não houve
GOLS: Orejuela 13'/1T (0-1), Eduardo Sasha 22'/1T (1-1), Marinho 14'/2T (1-2), Soteldo 22'/2T (1-3) e Diego Pituca 46'/2T (1-4)
SANTOS: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan (Luan Peres aos 44); Alison, Sánchez e Evandro; Marinho, Eduardo Sasha (Diego Pituca 30'/2T) e Soteldo (Kaio Jorge aos 42'/2T). Técnico: Jorge Sampaoli.
CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson e Robinho (Ezequiel aos 28'/2T); Thiago Neves (Marquinhos Gabriel aos 39'/2T), David e Sassá (Joel, aos 16'/2T). Técnico: Abel Braga.