A 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começará daqui quatro dias e os sonhos dos jovens no futebol se renovarão. Um dos destaques do Santos é o lateral-esquerdo Pedrinho Scaramussa, que foi descoberto em um campeonato amador no Rio de Janeiro e até os últimos meses era 'sparring' do técnico Jorge Sampaoli.
Com 1,73m e natural do Espírito Santo, Pedrinho convenceu o pai em superar a distância de 1.200 km e realizar testes no Santos, em 2012. Aprovado desde então, o atleta passou por quatro categorias dentro do Alvinegro até chegar no elenco da Copinha.
- Comecei no time da minha cidade, o Jaguaré, lá no Espírito Santo. Fui disputar a Copa Gazetinha, no Rio de Janeiro. Em um jogo que ganhamos, fui destaque e o olheiro do Santos estava lá. Gostou de mim e conversou com meu pai. Pediu para eu fazer peneira no Santos em 2012 e fui pré-aprovado no fim daquele ano. Voltei em 2013 e fui aprovado, graças a Deus estou aqui até hoje ganhando títulos e buscando o objetivo principal que é jogar no profissional - contou Pedrinho, com exclusividade ao LANCE!.
Pedrinho também comentou sobre a experiência de ser um dos 'sparrings' do argentino Sampaoli. Tais ensinamentos fazem o jovem sonhar grande depois da Copinha.
- Foi uma experiência incrível com Sampaoli, aprendi sobre táticas, treinar a nível profissional, conhecer uma nova escola e ter uma nova ideia de jogo. Saiu o Jorge, pode ter um novo espaço e tem um novo treinador vindo para conhecer os jogadores - afirmou o lateral-esquerdo de 17 anos, que também colocou Léo, o Guerreiro da Vila, como sua inspiração no Peixe.
- Tenho o Léo como inspiração. Meu pai sempre me disse pra seguir os passos dele porque era um cara trabalhador e focado. A liderança que ele tinha, o estilo de jogo e a qualidade. Espero um dia conhecê-lo - falou.
O Santos entra na competição visando também 'esquecer' a campanha deste ano, quando foi eliminado precocemente na primeira fase, em terceiro lugar, com apenas uma vitória. O último título na Copinha aconteceu em 2014.
O planejamento das categorias de base, ultimamente, tem sido cobrado pelos torcedores. Porém, Pedrinho acredita que o elenco do Peixe está mais maduro e focado para alcançar um posto maior nesta edição.
- A preparação está sendo muito boa, estamos trabalhando muito e o grupo está focado. Esquecer a campanha deste ano é trabalhar, virar a página, esquecer o que aconteceu e mostrar dentro de campo o verdadeiro Santos, um time ofensivo. O grupo está mais maduro e trabalhando sério para fazer uma boa Copinha - garantiu Pedrinho.
Com sonhos de criança em jogo, Pedrinho e Santos esperam casar novamente o estilo ofensivo e ousado para ganhar o tetra da Copinha.
* Sob supervisão de Vinícius Perazzini