Zagueiro do Santos é investigado, mas nega suposta participação em esquema de manipulação de jogos

Eduardo Bauermann comunicou à direção santista que foi procurado pela organização criminosa, mas recusou a proposta. Clube confia no jogador, que não será afastado

imagem cameraO Santos, do zagueiro Eduardo Bauermann, visita o Guarani e busca a segunda vitória no Paulistão 2023 (Foto: IMAGO / Fotoarena)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 19/04/2023
14:57
Atualizado em 19/04/2023
15:51
Compartilhar

O zagueiro Eduardo Bauermann admitiu à diretoria do Santos que é um dos nove atletas indiciados na Operação Penalidade Máxima II, que investiga a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, no ano passado.

De acordo com uma nota oficial publicada pelo clube alvinegro, o jogador afirmou que negou a oferta para participar do esquema e se colocou à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. Ele treinou normalmente nesta quarta-feira (19) e está relacionado para o duelo contra o Audax Italiano, marcado para esta quinta-feira (20), às 19h (de Brasília), pela Copa Sul-Americana.

+ A carreira de Sampaoli como técnico: veja o retrospecto até chegar ao Flamengo

Dois jogos envolvendo o Peixe são analisados pelo Ministério Público de Goiás, em parceria com autoridades de outros Estados: o empate em 1 a 1 com o Avaí, na Arena Barueri, em São Paulo, pela 36ª rodada do Brasileirão, e a derrota por 3 a 0 para o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 37ª rodada da mesma competição.

No primeiro jogo, um atleta santista havia sido assediado para receber um cartão amarelo. Já no segundo, o pedido era para que um jogador fosse expulso

Bauermann não foi advertido com cartão amarelo contra o Avaí, mas foi expulso diante do Botafogo, mesmo após o apito final. Na súmula, assinada pelo árbitro da partida, Caio Max Augusto Vieira, o defensor do Peixe teria se dirigido à equipe de arbitragem após a partida e dito as seguintes palavras: ‘Vocês tão de palhaçada. És um sacana. Vocês estão sempre ferrando a gente. A arbitragem sempre prejudica o Santos’. Ainda segundo o documento, o jogador deixou as imediações do campo sem se manifestar ou oferecer resistência.

Bauermann no jogo entre Santos e Avaí, um dos investigados na Operação Penalidade Máxima II (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Confira a nota completa publicada pelo Santos, nesta quarta-feira (19):

'O Santos Futebol Clube informa que tomou conhecimento, pelo próprio Eduardo Bauermann, que o jogador é um dos investigados na segunda fase da Operação Penalidade Máxima. Em conversa com o presidente Andres Rueda, o técnico Odair Hellmann e o coordenador de esportes, Paulo Roberto Falcão, o atleta explicou da tentativa de aliciamento, que negou prontamente a proposta e já se colocou à disposição da Justiça.

Uma audiência já está marcada para ele prestar seu depoimento. O Clube segue confiando em seus atletas, já colocou seu Departamento Jurídico para auxiliar Eduardo Bauermann, que treinou normalmente com o elenco nesta quarta-feira no CT Rei Pelé e está relacionado para o jogo de quinta-feira, diante do Audax Italiano, pela Conmebol Sul-Americana, na Vila Belmiro'.

Siga o Lance! no Google News