Agentes de Marquinhos, ex-São Paulo, criticam parceira em negociação para o futebol europeu

OTB Sports e TFM Agency tiveram um desentendimento durante a negociação do jovem, que foi vendido ao Arsenal<br>

Escrito por

A conturbada negociação do atacante Marquinhos para o Arsenal-ING, teve um novo capítulo nesta semana. A OTB, uma das empresas responsáveis por gerir a carreira do ex-atacante do São Paulo, divulgou uma nota oficial acusando a TFM, parceira no gerenciamento do atleta, de ter tentado vender o jogador para o Wolverhampton-ING sem consultar o Tricolor. 

TABELA 
Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

No comunicado, a OTB afirma que a ideia da TFM era vender Marquinhos para o Wolves. De lá, o atacante seria emprestado para o Grasshopper-SUI, o que poderia 'atrapalhar' o desenvolvimento do jogador na Premier League, considerada a melhor liga do mundo. 

Ainda de acordo com a nota, a OTB elogia a boa estrutura familiar do jogador e destaca o bom relacionamento com o Arsenal, que, segundo a empresa, foram dois dos principais motivos da negociação para os Gunners. 

Na antiga gestão do Tricolor, Marquinhos, aos 16 anos, tinha assinado um contrato de cinco anos com o São Paulo. No entanto, tal acordo não é reconhecido pela Fifa - que só aceita três anos para tal idade. Desta forma, ele poderia ficar livre para assinar com outros clubes no momento.

Em um trabalho conjunto com o Tricolor paulista, a OTB ajudou a intermediar o acordo com o Arsenal para transferência do jogador — de maneira que o São Paulo fosse recompensado financeiramente. O valor desta compensação gira em volta de 3,5 milhões de euros, isto é, cerca de R$18,4 milhões.

Confira o comunicado oficial da OTB Sports:

“Mais do que cumprir o mero protocolo de confirmar a transferência já anunciada pelos clubes e pelo próprio jogador, a OTB se faz presente para um breve relato de todo enredo envolvendo a negociação do atleta Marquinhos do São Paulo Futebol Clube para o Arsenal, da Inglaterra.

Em 22/10/2019, OTB e TFM firmaram parceria para juntos gerirem a carreira do jovem atacante, até então atuando na categoria Sub-17 da equipe Paulista.

Após quase 3 anos de parceria e razoável convergência nas ideias centrais que permeiam uma boa condução de carreira, a TFM iniciou movimento contrário às boas práticas de gestão, acelerando tratativas com equipes de pequeno porte da Europa e queimando importantes etapas de consolidação e construção profissional da carreira do cliente.

Por mais óbvia que seja a motivação da parceira, não nos cabe direcionar a narrativa para o campo da dedução e da desinformação, ainda que nos pareça lógica a razão de tanta ânsia para transferir o jogador.

O fato então, este inequívoco, inconteste e razão essencial deste comunicado é que o cliente foi conduzido e orientado pela TFM sem o conhecimento e concordância da OTB, na direção de escolhas ruins e precipitadas que o colocariam não apenas a margem de sua gradativa evolução, como submeteriam o atleta a um modus operandis pra lá de contestável: o vínculo estabelecido com um clube, que não pretende utilizar o jogador em um curto espaço de tempo, e já o direciona para uma instituição terceira, que ironicamente, sem qualquer relação com o ativo, precisa ceder mais espaço ao atleta do que o clube que de fato o contratou.

Do São Paulo F.C para o Wolverhampton FC. Do Wolverhampton para o Grasshopper FC. Este era o projeto da parceira.

Graças, no entanto, ao trabalho da OTB, sabedora de suas obrigações morais e éticas, e, principalmente, conhecedora de seu papel inconfundível enquanto gestora de carreiras, e graças, também, a boa e reta estrutura familiar conferida a Marquinhos, o plano da parceira de fechar negócio “a qualquer custo”, naufragou.

Foi então que a OTB Sports, através de seu ótimo relacionamento com o Arsenal, trouxe para o atleta a importante e incomparável oferta da equipe inglesa, que não apenas é interessante sob o aspecto financeiro, como principalmente, dará ao garoto a oportunidade de se desenvolver em uma equipe de enorme expressão, na principal liga de futebol do Planeta. Além, é claro, de se efetivar tal transferência internacional com o alinhamento e consentimento do clube formador e detentor dos direitos federativos do jogador, o São Paulo F.C, instituição com quem o atleta tinha contrato válido e em vigência, e que abriu as portas para Marquinhos ainda criança e investiu tempo e dinheiro em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Reconhecida por atuação sempre firme e invariavelmente voltada ao interesse de seus clientes, a OTB reforça, mais uma vez, seu constante compromisso com as melhores práticas de gerenciamento de carreira, e aproveita, por fim, para comprometer-se publicamente a desenvolver um ainda maior e mais rigoroso crivo para o seu já criterioso processo de seleção de parcerias.

Sendo o que entendíamos fundamental contextualizar,

OTB Sports”

Siga o Lance! no Google News