O Porto (POR) anunciou na tarde desta terça-feira a contratação de Éder Militão, cria das categorias de base do São Paulo e titular da equipe de Diego Aguirre até o último domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco que valeu a liderança do Brasileirão. Aos 20 anos, Militão assinou por cinco temporadas com o novo clube.
O jovem, que desembarcou em Portugal no início da tarde, se firmou como lateral-direito do Tricolor e era o dono da posição desde o segundo semestre do ano passado, mas também pode ser volante ou zagueiro. No São Paulo, ele fez 68 partidas como profissional e anotou seis gols.
O clube do Morumbi anunciou a venda de Militão no dia 25 de junho, mas ainda o utilizou nas partidas contra Grêmio, Colón (pela Sul-Americana) e Vasco. Ele rendeu 4 milhões de euros (mais de R$ 17 milhões) aos cofres são-paulinos, além de 10% do valor de uma futura venda.
A diretoria considera que Militão poderia valer muito mais dinheiro, mas a proximidade do fim do contrato (11 de janeiro de 2019) reduziu o poder do clube na negociação, já que o atleta poderia assinar um pré-contrato em breve e sair de graça ao término do vínculo. O São Paulo fez diversas tentativas de renovar este compromisso, mas o atleta sempre bateu o pé dizendo que tinha o desejo de se transferir para a Europa.