Ausência de Pablo Maia prova que jogador é insubstituível no São Paulo

Na goleada do Palmeiras, a ausência da Cria de Cotia foi algo extremamente notado em campo

imagem cameraPablo Maia estava suspenso no clássico contra o Palmeiras, mas é visto como jogador 'insubstituível' no Tricolor (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Avatar
Izabella Giannola
São Paulo (SP)
Avatar
Fábio Lázaro
São Paulo (SP)
Dia 27/10/2023
14:57
Compartilhar

A ausência de Pablo Maia no clássico do São Paulo contra o Palmeiras, que terminou na goleada por 5 a 0, mostrou um ponto importante para Dorival Júnior: a Cria de Cotia, mesmo com a pouca idade e pouco mais de um ano como profissional, é insubstituível no elenco.

Inclusive, isso foi uma das grandes pautas da coletiva de imprensa dada pelo treinador após o vexame na casa do rival. Segundo as palavras do próprio treinador, a dificuldade de substituir o volante no Tricolor é justamente por não existir nenhum nome que apresente características parecidas.

Contra o Palmeiras, a tentativa foi Gabriel Neves. O uruguaio, por sua vez, atuando como primeiro volante, em uma função que não mostrou adaptação, tendo em vista que sempre se desenvolveu melhor no Tricolor como segundo volante (em um posicionamento parecido com o que Alisson exerce).

Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

O desempenho foi tão abaixo do esperado que chegou a ser substituído ainda no primeiro tempo, para a entrada de Rodrigo Nestor - um meia com características muito mais ofensivas.

Diferente do que Pablo Maia consegue mostrar, sabendo dominar as funções de marcação no meio de campo como primeiro volante e ter objetividade nos passes, o companheiro não conseguiu fornecer esta proteção na área, onde muitas das jogadas importantes do Palmeiras na goleada surgiram.

O impacto de Pablo Maia no elenco do São Paulo é tanto que Dorival Júnior revelou que, de todos os nomes disponíveis, é o mais difícil de ser substituído.

- Não tínhamos outro caminho. Quando a falta do Pablo Maia acontece, temos algumas dificuldades em relação à característica desse jogador que difere dos demais. Não são maus jogadores, espero que entendam, mas destoam das características. A estratégia depois é natural que não tenham sido positivas - explicou o treinador.

Pablo Maia é uma das grandes joias do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Assédio da Europa
Pablo Maia chama atenção pela pouca idade e pelo desempenho que mostra em campo desde seus primeiros momentos como profissional. Revelado em Cotia, começou a ser relacionado no elenco principal no começo do Campeonato Paulista de 2022, sob o comando de Rogério Ceni. Naquela edição, inclusive, chegou a receber um prêmio de 'revelação do Paulistão'. Desde então, se tornou titular e chegou até mesmo a aparecer no radar de times da Europa nos últimos meses.

O volante chegou a ser muito bem visto por times da Inglaterra, principalmente na janela do meio do ano. Nomes como West Ham tiveram conversas com o jogador e o Tricolor.

Mas diferente do que acontecia no último ano, por exemplo, com nomes como Gabriel Sara, a postura do São Paulo quando se trata de joias agora é diferente. O Tricolor só negociaria por propostas muito boas, não precisando mais 'vender por necessidade'.

Vale destacar que Pablo Maia teve seu contrato renovado em abril deste ano. O vínculo vai até dezembro de 2027.

Siga o Lance! no Google News