Uma das reclamações mais recorrentes da torcida do São Paulo em relação ao trabalho do técnico Diego Aguirre é sobre o rendimento da equipe nos segundos tempos das partidas. O L! coletou os dados do desempenho do Tricolor nas etapas finais e constatou que os números, de fato, não são bons.
Apesar de fazer uma campanha boa no Brasileirão (cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota) e estar no G4 da competição, o São Paulo deixa a desejar na volta do intervalo. Considerando apenas os resultados nos segundos tempos dos onze primeiros jogos da equipe na competição nacional, o aproveitamento é de 45,4% dos pontos disputados.
Ao todo, o Tricolor tem quatro vitórias, três empates e quatro derrotas nos 45 minutos finais, o que lhe deixaria em uma posição intermediária na tabela de classificação. Além disso, o time não conseguiu nem uma vez sequer fazer mais do que dois gols em uma mesma partida. O São Paulo balançou as redes adversárias em cinco oportunidades e levou sete gols.
Dimensionar o problema, no entanto, é tarefa das mais complexas. A queda de rendimento do Tricolor no segundo tempo pode passar por diversos fatores: contexto de cada partida, desgaste físico do elenco, postura da equipe dentro de campo e até mesmo a opção tática feita pelo técnico Diego Aguirre.
O próximo jogo do São Paulo será contra o Vitória, na próxima terça, no Morumbi. Será o último jogo do Tricolor antes da parada da Copa do Mundo. Depois, o elenco ganhará folga de onze e fará a intertemporada. É a oportunidade perfeita para a comissão técnica consertar os erros e deixar a equipe mais competitiva ainda.
Abaixo, os resultados do São Paulo no Brasileirão considerando apenas o segundo tempo:
11ª rodada - Atlético-PR 0x1 São Paulo
10ª rodada - São Paulo 0x0 Internacional
9ª rodada - Palmeiras 3x0 São Paulo
8ª rodada - São Paulo 0x1 Botafogo
7ª rodada - América-MG 0x1 São Paulo
6ª rodada - São Paulo 1x0 Santos
5ª rodada - Bahia 0x1 São Paulo
4ª rodada - São Paulo 1x2 Atlético-MG
3ª rodada - Fluminense 1x0 São Paulo
2ª rodada - Ceará 0x0 São Paulo
1ª rodada - São Paulo 0x0 Paraná