Com a vitória do São Paulo por 3 a 1 contra o Coritiba, o sonho do Tricolor de conseguir a tão sonhada vaga na Copa Libertadores segue vivo. Isso porque com o resultado, o clube do Morumbi chegou até a 10ª colocação, com 44 pontos - somente um a menos que os times entre os oito primeiros colocados. Mesmo diante a este cenário, Rogério Ceni afirmou que considera difícil prever os próximos passos.
+ ATUAÇÕES: São Paulo perde chances, mas Calleri e Luciano resolvem em vitória sobre o Coritiba
+ Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos
Durante a coletiva de imprensa pós-jogo, o treinador afirmou serem diversas equipes com o mesmo foco, fazendo uma analogia a 'universitários disputando vagas em uma faculdade'. Com o Tricolor paulista sendo uma das equipe com menos vitórias no Brasileirão, Ceni disparou que 'não faz as contas', mas foca nos passos mais próximos.
Agora, ainda neste domingo (23), o São Paulo viaja para o Rio Grande do Sul para enfrentar o Juventude no Alfredo Jaconi. Na próxima semana, joga com o Atlético-GO em casa. Caso consiga esta três vitórias seguidas - em uma sequência de resultados positivos que seria inédito na competição - fica próximo de clubes mais bem colocados na tabela.
- Não sei te dizer, poderia te dizer. Mas não parei para pensar nisso. Preciso ver jogo pós-jogo. Estamos concorrendo com muita gente, pouca vaga, muito universitário para pouca vaga na faculdade. Precisamos ganhar, tentar uma vitória no domingo. É impossível prever quando tem tanta gente disputando essa vaga. Não posso prever, vamos tentar fazer o máximo, precisamos do maior número de vitórias - disse Rogério Ceni ao ser indagado sobre quantos pontos seriam necessários para o São Paulo ter a chance de disputar, pelo menos, a pré-Libertadores.
Neste Campeonato Brasileiro 2022, o Tricolor conseguiu dez vitórias, 14 empates e oito derrotas. Ao conversar sobre um planejamento para o próximo ano, o treinador destacou que, independente do que acontecer, agirá de formas parecidas, sempre almejando as melhores colocações.
Nesta temporada, o São Paulo perdeu a chance de erguer as taças da Copa Sul-Americana e do Campeonato Paulista - ao ser derrotado nas finais, e também foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil. Para Ceni, o clube ainda não tem porte para vencer uma competição à nível Libertadores.
- O planejamento será muito parecido, independente da campanha. Almejo a vaga, quero chegar na posição mais alta que eu possa chegar. São seis equipes que brigam pela pré-Libertadores, a gente briga. É um campeonato que a cada rodada apresenta um cenário, aumentar a briga. Espero que a gente possa estar até o final, o que atrapalha é o número de vitórias, temos o menor número entre todos. Almejamos o melhor possível, o melhor time possível. Almejo conquista a Libertadores? Sim, mas sou realista. Mas se a gente poder estar e se tornar forte, é o que estamos buscando - destacou.