O São Paulo recebe a LDU (EQU) nesta quinta-feira (31), às 19 horas (de Brasília), pelas quartas de final da Copa Sul-Americana com um desafio do tamanho de sua grandeza: reverter o placar do jogo de ida para avançar na competição. Qualquer vitória por dois gols de diferença classifica o Tricolor, enquanto placares com apenas um gol de vantagem levam a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
Embora o cenário não seja inédito para Dorival Júnior e seus comandados nesta temporada, a boa atuação dos equatorianos no jogo traz preocupação para o Tricolor. Nessas horas, tudo que o torcedor mais precisa é de alguém que lhe tranquilize e apresente motivos para acreditar em uma virada. E é para isso que estamos aqui! Veja a seguir cinco razões para acreditar na classificação do São Paulo diante da LDU.
>A TORCIDA QUE CONDUZ ESTARÁ PRESENTE MAIS UMA VEZ
O técnico Dorival Júnior tem repetido nos últimos dias que o seu maior título no comando do São Paulo até aqui é a retomada da autoestima do torcedor tricolor. De fato, a relação entre elenco e arquibancadas tem sido fundamental para o sucesso do time até aqui. Além dos recordes de público batidos pela torcida a cada jogo no Morumbi, a festa no início e durante os jogos tem relembrado os velhos tempos do estádio em jogos de Libertadores.
Após a classificação do São Paulo diante do Corinthians pela Copa do Brasil, Dorival afirmou que nunca viu coisa parecida e que o apoio das arquibancadas fez total diferença pela classificação. Para o duelo desta quinta-feira, a promessa é de casa cheia novamente: até a noite da última quarta (30), o clube anunciou a venda de 49 mil ingressos.
>O MORUMBI É HOSTIL!
O São Paulo vem de 13 classificações consecutivas em mata-matas atuando no Morumbi. Ao longo deste período são 12 vitórias acumuladas, e na única derrota que sofreu o Tricolor avançou através de disputa de pênaltis contra o Sport, pelas oitavas de final da Copa do Brasil deste ano.
A última queda do São Paulo jogando em seus domínios foi em 2020, durante a pandemia de COVID-19 (em que não havia torcida nos estádios), quando o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Grêmio e acabou deixando a Copa do Brasil daquele ano.
>O BÁSICO NO MORUMBI É VENCER POR 2 a 0
Calma, torcedor! Não se trata de soberba, e sim de um fato: em todos os jogos atuando no Morumbi pela Sul-Americana, o São Paulo venceu suas partidas por, pelo menos, dois gols de diferença, placar necessário para a classificação sobre a LDU. Além das vitórias por 2 a 0 sobre Puerto Cabello (VEN) e Tigre (ARG), o Tricolor atropelou o Tolima (COL) com uma goleada por 5 a 0 na fase de grupos.
Já nas oitavas de final, o São Paulo acabou derrotado para o San Lorenzo por 1 a 0 na Argentina e, mais uma vez, venceu por 2 a 0 no Morumbi para sair de campo classificado. Se depender do retrospecto na competição este ano, as chances de classificação são gigantescas.
>O TIME TEM UM MENTAL FORTE
Tudo bem que ninguém quer ficar em situação de desvantagem muitas vezes na mesma temporada, mas a força mental que o São Paulo demonstrou diante de San Lorenzo e Corinthians é coisa para se exaltar. Em um intervalo de apenas uma semana, o time de Dorival Júnior virou dois duelos duríssimos de mata-mata, sendo um deles contra seu maior rival.
Além das viradas, vale uma menção honrosa para o confronto diante do Palmeiras pelas quartas de final da Copa do Brasil, no qual o São Paulo eliminou o Alviverde mesmo fora de casa. Além de qualidade e confiança no trabalho do dia a dia, o elenco tem jogadores com experiência suficiente para indicar o caminho das vitórias mesmo nas situações mais desconfortáveis.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
>O REI DE COPAS DORIVAL JÚNIOR
Da mesma forma que o São Paulo carrega 13 classificações em sequência atuando no Morumbi por torneios de mata-mata, Dorival Júnior se especializou neste tipo de competição nos últimos anos. O técnico chega para o duelo diante da LDU com a incrível marca de 17 classificações consecutivas.
E se engana quem pensa que os números no comando do Flamengo distorcem esta estatística. As primeiras classificações da série de Dorival vêm desde 2020, quando o técnico teve uma passagem pelo Athletico-PR. Nas oitavas de final da Sul-Americana, Dorival prometeu e cumpriu: disse que o time precisava de movimentos treinados no ataque para incomodar a defesa do San Lorenzo e foi exatamente isso que se viu em campo no jogo de volta. O técnico tem experiência e competência suficientes para repetir a dose contra a LDU.
*IZABELLA GIANNOLA colaborou sob a supervisão de João Marcos