O principal jogador do São Paulo no momento também está na mira de clubes do exterior. O Veracruz, do México, deseja pagar 20 milhões de euros (cerca de R$ 73 milhões) para levar Lucas Pratto. Mas o Tricolor, dono de 50% de seus direitos econômicos, alega não ter recebido ainda nenhuma proposta oficial.
O que chegou às mãos do São Paulo foi uma carta indicando interesse do clube mexicano no centroavante. O documento, porém, não tem nenhuma validade na avaliação do Tricolor. Por isso, o interesse vindo da América do Norte ainda é tratado como especulação.
Mas Mauro Lopes, representante de Pratto no Brasil, foi comunicado por seus sócios na Argentina sobre a proposta de 20 milhões de euros do Veracruz. Contudo, os próprios empresários envolvidos na negociação não conseguem definir uma tendência.
A complicação para os mexicanos está na divisão dos direitos econômicos do atacante. O São Paulo tem metade, mas o Atlético-MG segue com 45% e o supermercado BH, com 5%. Os representantes de Pratto já informaram aos mexicanos que terão de negociar também com os mineiros.
O São Paulo pagou 6,2 milhões de euros (R$ 20,7 milhões) ao Galo em fevereiro e assinou contrato até janeiro de 2021 com o atleta. Foi estipulado que, caso o argentino atinja algumas metas, o clube do Morumbi gastará em 2018 para adquirir outros 15% de seus direitos. Mas o Atlético pode usar a oferta mexicana para exigir que o Tricolor desembolse já valores para manter Pratto.
Nesta janela de transferências internacionais, o São Paulo já negociou o atacante Luiz Araújo com o Lille, da França, que também fez proposta pelo volante Thiago Mendes. O lateral esquerdo Junior Tavares está na mira do Ajax, da Holanda, e Rodrigo Caio desperta interesse do futebol italiano, cobiçado, principalmente, pela Inter de Milão.