Conforme o LANCE! revelou, Rogério Ceni antecipou o fim das suas férias. E parte do motivo para o técnico do São Paulo retomar suas atividades antes da reapresentação do elenco, no próximo dia 14, no CT da Barra Funda, passa pelo planejamento do clube do Morumbi para a disputa da próxima Copa São Paulo de juniores.
O L! apurou que a decisão dos 30 atletas das categorias de base tricolor que disputarão a tradicional competição para revelação de jogadores passa, inevitavelmente, pelo aval de Ceni.
+ Ganso define futuro, São Paulo se aproxima do primeiro reforço… o fim de semana do Mercado!
Em reunião realizada no último sábado (3) entre o treinador do time principal são-paulino e a diretoria ficou acertado que a lista de atletas principalmente da categoria sub-20 que serão utilizadas no profissional neste ano será decidida nesta semana.
Isso liberaria o atual comandante dos juniores, o ex-lateral e meia Belletti, a definir a relação dos inscritos com calma e parcimônia.
O objetivo é evitar a falta de comunicação ocorrida neste ano, quando o Tricolor contou com um atleta a menos na Copinha após Ceni puxar o volante Talles Costa aos profissionais após o início da competição, em que o clube do Morumbi acabou eliminado na semifinal para o rival Palmeiras.
Ao L!, fontes do Morumbi apontam que a lista de inscritos está pronta. Mas dependerá do aval de Ceni para saber se alguém será promovido para a realização da pré-temporada com os profissionais e eventual disputa do Campeonato Paulista.
Em crise financeira - o clube deve cerca de R$ 700 milhões - e com processo de desmanche para reduzir a folha salarial (até oito atletas ao todo devem sair), sem nenhum reforço contratado oficialmente até agora, o uso de peças da base será essencial para Ceni traçar seus planos em 2023.
Não é algo inédito. O ex-goleiro se tornou neste ano o treinador são-paulino que mais promoveu atletas das categorias de base. Foram 11 ao todo (Thiago Couto, Moreira, Luizão, Beraldo, Patryck, Léo Silva, Pablo Maia, Palmberg, Rodriguinho, Maioli e Caio).
No planejamento traçado por Belletti, nomes como Patryck, Léo Silva, Rodriguinho e Caio seriam puxados para a disputa da Copinha, mas devem acabar aproveitados por Ceni no profissional.
Belletti assumiu o time sub-20 do São Paulo em outubro, substituindo o ex-meia Alex, que deixou o Tricolor em busca de uma oportunidade como comandante de time profissional (foi anunciado pelo Avaí para 2023).
O clube do Morumbi está no Grupo 17 da Copinha, sediado em Marília. Além dos 'mandantes', enfrentará também Paraíbano (PB) e Porto Velho (RO). A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela Federação Paulista de Futebol.
> Confira tabela e resultados da Copa do Mundo-22 no Qatar
> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23