Os primeiros executivos da diretoria do São Paulo foram definidos. Após a primeira reunião oficial do Conselho de Administração, realizada nesta sexta-feira no Morumbi, quatro nomes foram escolhidos para ocupar cargos remunerados. Como esperado, Vinicius Pinotti cuidará da diretoria de futebol.
Os outros três executivos remunerados serão Marcio Aith (marketing), Elias Barquete Albarello (financeiro) e Rodrigo Gaspar (administrativo). O último ficou conhecido no ano passado, ainda como assessor da presidência no mandato tampão de Carlos Augusto de Barros e Silva, por chamar o zagueiro Rodrigo Caio de "jogador de condomínio" em postagem no Twitter.
- Tenho certeza de que esses nomes trarão a modernidade e agilidade que queremos imprimir nessa gestão. São profissionais reconhecidos pelo mercado, com larga experiência empresarial e que teremos a felicidade de vê-los emprestando seus conhecimentos ao clube. Fico feliz que o primeiro encontro do Conselho de Administração tenha sido tão proveitoso para darmos o pontapé inicial neste novo mandato - exaltou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, reeleito em 18 de abril.
Pelo novo estatuto do Tricolor, a diretoria deve ter de três a nove diretores remunerados. Como quatro já foram nomeados como executivos, a tendência é que as próximas pastas sejam ocupadas por conselheiros, em modelo mais comum em clubes de futebol. Os que forem remunerados, porém, precisarão se afastar do conselho deliberativo.
O Conselho de Administração é formado por Leco (presidente), Roberto Natel (vice-presidente), José Eduardo Mesquita Pimenta (indicado pelo conselho consultivo), Adilson Martins, Silvio Médici e Julio Casares (eleitos pelo conselho deliberativo), Raí, Saulo de Castro Abreu e Julio Conejero (membros independentes). A próxima reunião do grupo será no dia 15 deste mês, quando novos executivos serão escolhidos.
CURRÍCULOS
Vinicius Pinotti, diretor de futebol: Ex-diretor de marketing, também prestou consultoria para o departamento de futebol na programação da pré-temporada nos Estados Unidos e na negociação de direitos de TV. É formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduado em Finanças e Marketing na London Business School, além de fazer parte do Conselho do Grupo de Controle da Natura Cosméticos.
Marcio Aith, diretor de comunicação e marketing: Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha na área de comunicação desde 1990. Tem passagens importantes por veículos como Gazeta Mercantil, Folha de S.Paulo, Revista Veja e, no Governo do Estado, atuou como Subsecretário de Comunicação entre 2011 e 2016.
Elias Barquete Albarello, diretor financeiro: Vasta carreira em grandes empresas como Siemens, Comgás, AES Eletropaulo e, mais recentemente na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Formado em Engenharia Mecânica e de Produção na FEI, pós-graduado em Administração e Finanças na Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem MBA em Gestão Financeira e Risco na Universidade de São Paulo, Mestrado em Administração na PUC-SP e Doutorado em Planejamento Energético pela Unicamp.
Rodrigo Gaspar, diretor administrativo: Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP e com experiência de mais de 15 anos em algumas das maiores instituições financeiras do país na condução de projetos de eficiência operacional e de processos.