Dorival volta a culpar calendário: ‘Nenhum time está jogando bem’
São Paulo avançou na Copa do Brasil vencendo CSA por 2 a 0, em Maceió (AL), e o treinador citou curto tempo de recuperação de novo para explicar desempenho pouco convincente
O São Paulo alcançou a quarta vitória consecutiva, uma sequência que não ocorria no clube desde março de 2015, e passou as últimas quatro partidas sem sofrer gol. Mas, depois de vencer o CSA por 2 a 0, em Maceió (AL), garantindo a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, o principal tema da entrevista coletiva de Dorival Júnior foi a falta de um desempenho convincente.
Como vem sendo recorrente depois de cada uma das partidas deste começo de temporada, o técnico voltou a reclamar da falta de período para treinar, embora a equipe tenha ficado sem jogos por sete dias antes de entrar em campo em Alagoas. E ele ressalta que o Tricolor está longe de ser o único a mostrar irregularidade.
- Não vejo equipes no Brasil que não recebam críticas. Para quem treinou pouco e não tomou gol em seis partidas, está bom, mas o imediatismo complica. Jogo como o de hoje mostra as dificuldades, e mudamos de comportamento na segunda etapa. Críticas não podem interferir no trabalho. Com pouco treino, não tem milagre. E não são os jogadores que podem ser crucificados. Mas não tenho dúvida de que faremos um grande Paulista e uma boa Copa do Brasil - disse Dorival.
O técnico ainda reclamou das mudanças de data, para ajuste de tabela da Copa do Brasil, que adiaram o jogo contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista, para a próxima semana, acabaram fazendo com que Rodrigo Caio cumpra suspensão por acúmulo de amarelos diante do Santos, neste domingo. E o time ainda encara uma viagem de volta de Alagoas, tendo só sábado para treinar ou se recuperar para o clássico.
- Isso (futebol bonito) não vai existir agora. Não vejo ninguém fazendo futebol vistoso, com resultado elástico e jogadas bonitas. Pelo contrário, só vejo resultados apertados, desgaste. Vamos jogar clássico no domingo porque mudaram datas e a mudança de logística que precisamos fazer foi impressionante. Estávamos preparados para jogar em Itu, houve mudança drástica, e agora temos clássico e perdemos um jogador importante como o Rodrigo Caio por essa mudança. Temos de conviver com isso e trabalhar para diminuir prejuízo e dar a melhor condição aos jogadores - falou, defendendo-se da análise de que seu time foi lento no fraco primeiro tempo.
- Não é lentidão. A marcação do CSA estava toda lá atrás, precisávamos passar por dez jogadores para chegar ao gol e erramos passes. Quando acertou a movimentação, com o Diego saindo e alguém entrando, atacamos o espaço e criamos uma nova condição. Voltamos para o segundo tempo mais conscientes, o que foi importante para termos mais posse de bola. Saíram as jogadas que treinamos exaustivamente e fizemos os gols. Essa classificação premia o esforço dos atletas
Confira outros temas abordados por Dorival em sua entrevista coletiva:
Jogo único contra CSA
É um jogo perigosíssimo, sem capacidade de recuperação. Se tivesse acontecido problema, estaríamos fora da Copa do Brasil. Algumas equipes com melhor ranking jogaram em casa, outras fora, e mudanças em cima da rodada trazem muito prejuízo. Mas, com 12 dias de trabalho, não dá para mensurar. Algumas equipes podem estar melhores porque jogadores se conhecem. A maioria no São Paulo não tem 30 jogos no clube. Sinceramente, não dá para articular algo para equipe ter resposta imediata. Vamos caminhar, trabalhando todos os dias, intensam,ente. O gol é fruto do nosso trabalho de penetrações. Vamos acompanhando a evolução, mas não será como o torcedor gostaria de ver, com São Paulo ou qualquer outra equipe. Só com tempo, teremos futebol vistoso, ou abrimos mão da qualidade, como estão fazendo. Quando você briga pro algo justo, mostra realidade, com todas as equipes, isso deve ser conversado. Mas não participamos de decisões e o torcedor segue convivendo com alta quantidade de jogos e pouca qualidade.
Análise do jogo
Triangulações não se completavam porque não tínhamos a movimentação do terceiro homem. Mas aconteceu no lance do primeiro gol, com a bola atravessada. Foi um jogo muito disputado, brigado, fugindo das características do São Paulo.
Cueva
Cueva fez um bom jogo, mas pode fazer mais e é importante que siga melhorando.