O São Paulo reencontra o Palmeiras na Copa do Brasil nesta quinta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, pelas quartas de final da competição. Buscando um dèja-vú da úlltima temporada, em que o Tricolor eliminou o Alviverde na fase das oitavas, a equipe de Dorival Júnior busca um 'repeteco' contra o rival para avançar à semifinal.
No ano passado, o São Paulo venceu a partida de ida, no Morumbi, por 1 a 0, e na volta, o Palmeiras devolveu o placar de 2 a 1, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis em pleno Allianz Parque. Essa foi uma das vitórias mais marcantes de Rogério Ceni na sua passagem pelo clube do Morumbi.
Para os tricolores paulistas apaixonados: produtos a partir de R$39,90 na FutFanatics!
Naquela ocasião, Patrick marcou o gol da vitória do São Paulo na ida, aos 31 minutos do primeiro tempo. Já na volta, o Tricolor acabou saindo perdendo por 2 a 0 e contou com um erro de Raphael Veiga, que perdeu pênalti, para depois, Luciano bater outra penalidade e marcar. Na disputa de pênaltis, o Tricolor levou a melhor, vencendo por 4 a 3.
Até hoje, o lance é muito relembrado pelos palmeirenses por conta de um suposto impedimento de Calleri que passou batido pelo VAR. Após essa jogada, o argentino foi derrubado por Gustavo Gómez, pênalti que Luciano bateu e marcou. A arbitragem, inclusive, vem sendo tema antes do Choque-Rei decisivo.
+ São Paulo perto do G6! Veja tabela e simule os jogos do Brasileirão
Nesta semana, o auxiliar João Martins, que substituiu Abel Ferreira na partida contra o Athletico-PR, fez fortes declarações e acabou sendo acusado pela CBF de xenofobia. O clube respondeu à nota da entidade defendendo o profissional e relembrando uma série de jogos em que o Verdão teria sido prejudicado, citando, inclusive, o lance polêmico do duelo contra o São Paulo na última Copa do Brasil.
Pelo lado do São Paulo, o diretor de futebol, Carlos Belmonte, falou sobre o tema e preferiu 'jogar panos quentes' na polêmica. Segundo o dirigente, o Tricolor segue com confiança nos protocolos da CBF, mas de olhos abertos.
- As questões extracampo vamos estar sempre atentos, temos que acreditar que tudo ocorra na melhor forma possível. Acreditamos na arbitragem do Bráulio na quarta-feira. Se ele for bem vamos elogiar, se ele for mal, vamos falar. Acreditamos no sistema do futebol brasileiro e na seriedade do que estamos fazendo aqui. Vamos ficar atentos. Essas situações nunca são boas perto desse momento decisivo. Não vai ter posicionamento nenhum do São Paulo nesse sentido, mas estamos atentos. Sempre é ruim nas vésperas de um jogo decisivo, qualquer ponderação. O que nos cabe é ficar atentos. Os erros acontecem contra todos os times. Isso acontece sempre. Faz parte do futebol - disse Belmonte.
Para tentar vencer o Palmeiras, o São Paulo conta com o bom retrospecto no Morumbi. Nesta temporada, foram 19 jogos em casa, com 12 vitórias, três empates e quatro derrotas. Além disso, o Tricolor quer 'dar o troco' no rival, que venceu no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro, por 2 a 0. Nas últimas quatro partidas, aliás, foram duas vitórias do Alviverde e dois empates.
Chance para Dorival mostrar que o trabalho vem sendo bem feito e animar ainda mais o ânimo dos jogadores.