Na derrota do São Paulo para o Fortaleza, o meia James Rodríguez virou notícia mais uma vez por desperdiçar uma cobrança de pênalti. Desta vez, ainda no primeiro tempo da partida, ao contrário da primeira oportunidade, onde errou a cobrança na disputa de pênaltis diante da LDU (EQU), pela Sul-Americana.
Tal fato chama a atenção pela raridade na carreira do jogador: segundo números do Transfermarkt, o meia cobrou 22 pênaltis na carreira, com 17 acertos e cinco erros, já considerando a falha contra o Fortaleza. Estes números, no entanto, consideram apenas cobranças com a bola rolando.
As outras penalidades desperdiçadas foram duas pela seleção colombiana, em 2016 contra a Venezuela e 2017 diante da Bolívia, uma pelo Banfield (ARG), em 2010, e uma pelo Olympiacos (GRE), em 2022.
Um levantamento feito pelo historiador Alexandre Giesbrecht, dono do perfil 'Anotações Tricolores' no Twitter, aponta que James Rodríguez foi apenas o segundo jogador na história a desperdiçar suas duas primeiras cobranças de pênalti pelo São Paulo. O primeiro a alcançar a marca negativa foi o atacante Alan Kardec.
A coincidência que une as duas cobranças desperdiçadas fica por conta da 'montanha russa' vivida pelo camisa 19 nas duas partidas. Se na partida diante da LDU o meia deu sua primeira assistência pelo Tricolor, diante do Fortaleza o jogador marcou seu primeiro gol pelo clube do Morumbi.
Apesar do erro, a confiança do jogador parece não ter sido abalada. Pelo menos é o que o próprio James deu a entender, em entrevista concedida após o jogo, na saída do campo.
- Estou feliz por fazer o meu primeiro gol aqui, mas triste porque o time perdeu. Estou bem, pronto para ajudar sempre, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil.