Em um teste de paciência, com uma escalação inédita até aqui no ano, o São Paulo contou com com um gol nos acréscimos do zagueiro Alan Franco para conseguir vencer o Santo André por 1 a 0 no estádio Bruno José Daniel, na tarde deste domingo (5), pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Foi uma tarde de pouca inspiração e muita transpiração das duas equipes, que até criavam chances, mas tinham pouca efetividade para completá-las de maneira mais efetiva
> Veja a tabela do Campeonato Paulista 2023
> Confira as movimentações do mercado da bola no LANCE!
Em um cenário que caminhava para uma partida de poucas lembranças a quem assistiu, Alan Franco desviou de cabeça uma cobrança de escanteio aso 46 minutos do segundo tempo para selar a vitória tricolor.
O resultado isola o São Paulo na liderança do Grupo B do Estadual, com 11 pontos, muito próximo de garantir matematicamente a classificação às quartas de final. O Santo André é o terceiro do Grupo D, com dez tentos.
O JOGO
Em uma tarde de escalação no mínimo surpreendente por parte do Rogério Ceni, o desentrosamento parece ter pesado contra o São Paulo. O time até que criou as costumeiras jogadas pelas pontas. Mas, o aproveitamento das jogadas, que é bom...
Bem, aos 14' Caio deu o tom. Ele recebeu uma sobra de bola após desarme de Luciano na defesa adversária e chutou, para fora. Cinco minutos depois, foi a vez do estreante Erison arrancar suspiros em cobrança de falta que também passou próxima da trave. Aos 29', a melhor chance da partida. Pedrinho carregou a bola pela esquerda e tocou para a área. Luciano fez o corte e Nestor chegou batendo, exigindo boa defesa de Lucas Frigeri.
A pasmaceira já dominava as ações no ABC quando os mandantes resolveram aparecer. Aos 33', Gabriel Neves e Alan Franco falharam e a bola sobrou limpa para Gerson Magrão. Ele invadiu a área e acabou sendo desarmado providencialmente por Orejuela.
SEGUNDO TEMPO: RAMALHÃO CRESCE, MAS QUALIDADE SEGUIU BAIXA
Se quem estivesse assistindo o jogo ainda continuou depois do primeiro tempo, merece os parabéns. A esperança era por momentos melhores. E Welington até deu esse alento logo aos 5', quando entrou na área pela esquerda e finalizou bem para mais uma defesa de Frigeri. Só parecia mesmo. Nova jogada de perigo para o Tricolor, só aos 25', quando Ceni já havia queimado três alterações. Após belo passe de David, Luciano finalizou bem, mas para fora.
E aí foi a vez do Ramalhão mandar nas ações do jogo. Aos 29', José Hugo recebeu pela direita e lançou Gabriel Taliari, que venceu disputa de corpo com são-paulinos e finalizou por cima do gol do Rafael. Depois, aos 34', Dudu Vieira deu bom passe para José Hugo, que finalizou rente à trave direita.
Tudo caminhava para um empate sem gols quando, aos 46', Luciano apareceu na frente do goleiro e finalizou para a defesa do goleiro andreense com o pé. Na cobrança do escanteio, Wellintgon Rato cobrou e Alan Franco cabeceou para definir a vitória para cardíacos do São Paulo.
PRÓXIMOS JOGOS
O São Paulo volta a campo pelo Paulistão na próxima quarta-feira (8), para encarar o Bragantino, às 19h30 (de Brasília) de quarta-feira (8), fora de casa. Um dia depois, o Santo André tem um clássico regional contra o Água Santa, às 18h (de Brasília), novamente em casa.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 0 x 1 SÃO PAULO
CAMPEONATO PAULISTA - SEXTA RODADA - PRIMEIRA FASE
Data e hora: 5/2/2023 (domingo) - 16h (de Brasília)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Denis Matheus Afonso Ferreira
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Público e renda: 10.826 presentes/R$527.800
Cartão amarelo: Dudu Vieira e Moisés Ribeiro (Santo André); David (São Paulo)
Cartões vermelhos: -
GOL: Alan Franco aos 46min do 2ºT
SANTO ANDRÉ
Lucas Frigeri; Rocarsdo Luz, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Romário; Marthã (Moisés Ribeiro, 3/1), Dudu Vieira, Gerson Magrão (Nenê Bonilha, 18/2) e Léo Ceará (33/2); Pablo (José Hugo, 19/2) e Gabriel Taliari (Fernando Viana, 33/2)
Técnico: Vinícius Bergantin
SÃO PAULO
Rafael; Orejuela (Juan, 40/2), Alan Franco, Beraldo e Welington; Gabriel Neves (Méndez, 28/2) e Nestor (Galoppo, 27/2); Pedrinho (David, 13/2), Luciano, Erison e Caio (Wellington Rato, 13/2)
Técnico: Rogério Ceni