Guia São Paulo: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Tricolor na Sul-Americana

Em clima de reencontro, São Paulo estreia nesta quinta-feira (6), contra o Tigre

imagem cameraO São Paulo tem a Copa Sul-Americana como objetivo em 2023 (Arte: JP Soares / LANCE!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 05/04/2023
16:30
Atualizado em 06/04/2023
11:11
Compartilhar

Ao falar de Copa Sul-Americana, a princípio, o São Paulo tem duas grandes metas: romper um jejum sem títulos internacionais - que é mantido desde 2012 -, e vingar o resultado da final do continental no último ano - quando foi derrotado pelo Independiente Del Valle.

Nesta quinta-feira (6), se reencontra justamente com o adversário da final de onze anos atrás: o Tigre, da Argentina. A partida será às 21h (de Brasília), no estádio José Dellagiovanna, em Buenos Aires.


Praticamente um reforço por mês! Relembre as contratações do São Paulo na gestão Casares

Veja tabela da Copa Sul-Americana

Com a chegada da competição e da estreia do Tricolor no continental, o LANCE! produziu um guia especial com todas as informações sobre a Sul-Americana para que você, torcedor do Tricolor, saiba tudo relacionado à fase grupos.

GRUPO DO SÃO PAULO NA SUL-AMERICANA

No dia 27 de março, o Tricolor paulista conheceu seus três adversários para a fase de grupos da competição. Em sorteio realizado na sede da Conmebol, no Paraguai, ficou acertado que o clube do Morumbi enfrentaria o Tigre (da Argentina), o Clube Deportes Tolima (da Colômbia) e a Academia Puerto Cabello (da Venezuela) - que integram o grupo D.

Por ser cabeça de chave, ficou definido que o primeiro jogo do São Paulo seria fora de casa. No caso, nesta quinta-feira (6), em Buenos Aires.

> Clique aqui e saiba os palpites do duelo

TIGRE (ARGENTINA)

Fundação: 3 de agosto de 1902
​Estádio: José Dellagiovanna
Títulos nacionais: Copa da Superliga (2018/19); Primeira Nacional B (1945, 1953, 1979, 2020/21) e Primera B Metropolitana (2004/05)
Títulos da Sul-Americana: Nenhum
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: Três vezes (2009, 2012 e 2015)
Melhor campanha: Em 2012, quando chegou na final contra o São Paulo
Classificado como: 3º mais bem colocado na tabela geral da Copa da Liga Profissional de 2022 e do Campeonato Argentino de 2022 - não classificado para a Copa Libertadores 2023

De todos os adversários do São Paulo na competição, o Tigre é o mais conhecido. Isso porque, há onze anos, os dois se enfrentaram na polêmica final de 2012. Este foi o último título de grande porte do clube, sem considerar o Campeonato Paulista de 2021.

Na ocasião, o São Paulo só foi declarado como campeão da edição da Sul-Americana porque o segundo tempo simplesmente não existiu. No dia 12 de dezembro de 2012, o Tricolor estava com vantagem na primeira etapa da decisão contra a equipe argentina, vencendo por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Osvaldo.

Porém, na ida para o intervalo, uma grande confusão começou no túnel que levava aos vestiários. A provocação inicial teria partido de Lucas Moura, que teria mostrado um pedaço de algodão com sangue para Orban, um jogador do Tigre que atingiu o rosto do atleta são-paulino.

Mas isso não soou bem entre os argentinos, que cercaram o jogador brasileiro, necessitando de uma intervenção dos policiais militares que estavam presentes para a segurança do jogo. A partida aconteceu no Morumbi e, por pouco, o elenco do Tigre não invadiu os vestiários do time da casa.

Após 30 minutos esperando o retorno do adversário na volta do intervalo, o árbitro Enrique Osses decidiu encerrar a partida e dar a vitória para o São Paulo. Ou seja, o segundo tempo não existiu, mas o Tricolor foi campeão.

Inclusive, existe um ceticismo entre os torcedores são-paulinos quanto a este jogo que ‘nunca acabou’. Alguns acreditam que, muito desta seca de títulos que o clube enfrenta, é por conta de uma ‘maldição’ que só teria fim quando as equipes se reencontrassem e terminassem este duelo. E isso está mais próximo que nunca.

Muito por esta rivalidade criada, pode ser um dos maiores desafios do Tricolor nesta fase de grupos. Quanto ao momento atual da equipe, está em 18º lugar no Campeonato Argentino, vindo de uma vitória recente contra o Lanús por 2 a 1. Nesta temporada, até o momento, disputou dez jogos, com três vitórias, três empates e quatro derrotas.

Falando em destaques, Mateo Retegui é o que mais chama atenção na equipe. No último ano, foi artilheiro do Campeonato Argentino, com 19 gols marcados e duas assistências. Se somar os gols em outras competições, balançou as redes 23 vezes. Recentemente, atraiu olhares da seleção italiana e foi convocado.

Time base: Gonzalo Marinelli; Lucas Blondel, Victor Cabrera, Emanuel Aguilera, Sebastián Prieto; Cristian Zabala, Sebastián Prediger, Alexis Castro; Aaron Molinas; Facundo Colidio, Mateo Retegui. Técnico: Diego Martínez.

São Paulo e Tigre se enfrentaram na polêmica final de 2012 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

CLUB DEPORTES TOLIMA (COLÔMBIA)

Fundação: 18 de dezembro de 1954
Estádio: Estádio Manuel Murillo Toro Ibagué
Títulos nacionais: Liga Colombiana Apertura (2018, 2021); Liga Colombiana Finalización (2003); Copa da Colômbia (2014) e Segunda Divisão Colombiana (1993)
Títulos da Sul-Americana: Nenhum
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: 4
Melhor campanha: 2010 (chegou até as quartas de final)
Classificado como: Melhor bem colocado do Campeonato Colombiano de 2022
e não classificado para a Copa Libertadores 2023

O adversário colombiano do São Paulo na fase de grupos da Copa Sul-Americana é comandado por Hernán Torres, que assim como Rogério Ceni, também é um goleiro aposentado. Embora não tenha uma grande história com o Tricolor como adversário, é um velho conhecido de um dos maiores rivais do clube do Morumbi.

No caso, o Corinthians. Isso porque em 2011, o Tolima foi responsável por eliminar a equipe na Pré-Libertadores daquele ano, após vencer o tim alvinegro por 2 a 0.

Nesta temporada, no Campeonato Colombiano, está na oitava classificação. Até o momento, disputou 13 jogos - vencendo quatro, empatando sete e perdendo dois.

Sobre destaques, o goleiro William Cuesta é um dos nomes mais ‘estrelados’ da equipe. Em 2022, foi considerado um dos melhores jogadores do Campeonato Colombiano e chegou a ganhar algumas convocações para a seleção do país.

Time base: William Cuesta; Hernandéz, Angulo, Julian Quiñónes, Léider Riáscos; Cristian Trujillo e Juan David Ríos; Boné, Guzmán e Arango; Diego Herazo. Técnico: Hernán Torres.

Tolima eliminou o Corinthians na Libertadores de 2011 (Foto: Tom Dib)

ACADEMIA PUERTO CABELLO (VENEZUELA)

Fundação: 21 de janeiro de 2011
​Estádio: Complejo Deportivo Socialista, apelidado de La Bombonerita
Títulos nacionais: Não tem
Títulos da Sul-Americana: Não tem
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: Uma
Melhor campanha: Só disputou em 2021, quando não chegou a passar da primeira fase.
Classificado como: 2º colocado da Fase Final Sul-Americana B do Campeonato Venezuelano de 2022

Uma das equipes mais jovens da Copa Sul-Americana, o adversário venezuelano do São Paulo foi fundado em 2011 e só começou a ter um time profissional em 2014. Mas nesta temporada, de todas as equipes que irão enfrentar o Tricolor, é o que guarda o melhor retrospecto.

Dos nove jogos que disputou neste ano, ainda não perdeu nenhum. No campeonato nacional, lidera a tabela com 100% de aproveitamento. Quanto a gols, marcou 19 e só foi vazado uma vez.

A equipe chegou na primeira divisão em 2017, tendo um destaque para a campanha de 2021, quanto terminou o Campeonato Venezuelano na quinta colocação.

Embora geralmente mande seus jogos no seu estádio, apelidado de ‘La Bomborenita’, não poderá enfrentar o São Paulo lá. Isso porque só comporta cerca de 7 mil pessoas, e conforme o regulamento da Conmebol, precisaria aguentar, no mínimo, 10 mil. Desta forma, a partida deve acontecer na cidade de Valência.

Time base: Romero; De la Hoz, Rivero, Diego Osio e Granados; Cedeño e Ayine; Guerrero, Lugo e Pérez; Hernández. Técnico: Noel Sanvicente.

Puerto Cabello foi fundado em 2011, mas só foi ter uma equipe profissional em 2014 (Foto: Divulgação/ Puerto Cabello)

SOBRE O SÃO PAULO

Fundação: 25 de janeiro de 1930
Estádio: Morumbi
Títulos nacionais: Campeonato Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)
Títulos da Sul-Americana: Uma (2012)
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: Cinco (2003, 2012, 2013, 2014 e 2022)
Melhor campanha na Sul-Americana: 2012 (foi campeão após vencer o Tigre na final)
Classificado como: Mais bem colocado do Campeonato Brasileiro Série A de 2022
e não classificado para a Copa Libertadores 2023

O São Paulo tem uma conquista na Copa Sul-Americana e quase conquistou a segunda no último ano. Entretanto, na final realizada em Córdoba - na Argentina -, foi derrotado por 2 a 0 contra o Independiente Del Valle e deu adeus a chance de conquistar a competição.

Após ser eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista, chega tendo o continental como uma das grandes prioridades de 2023. Inclusive, nas metas orçamentárias deste ano, é previsto que o clube chegue até a final do torneio.

Quanto aos maiores problemas que devem ser enfrentados estão os desfalques e a necessidade de uma boa logística para as viagens. Somente neste início de ano, o Tricolor perdeu importantes nomes por conta de cirurgia. Entre eles, Nahuel Ferraresi, Giuliano Galoppo, Wellington, Talles Costa e Igor Vinícius. O departamento médico foi o maior problema do clube no Paulistão.

Quanto às viagens, somente na fase de grupos, o São Paulo terá deslocamento maior que em todo o Campeonato Brasileiro. Ao todo, o São Paulo se deslocará 16.042 quilômetros, contando apenas a viagem de ida, nos três duelos iniciais da Sul-Americana.

Além disso, enfrentou alguns problemas internos no CT da Barra Funda, como a discussão entre Marcos Paulo e Rogério Ceni - que teria até mesmo posto o cargo do técnico em dúvida.

Time base: Rafael; Diego Costa, Arboleda e Beraldo; Rafinha, Luan (Méndez), Nestor e Caio; Wellignton Rato, Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Ano passado, o São Paulo chegou até a final da Copa Sul-Americana, após eliminar o Atlético-GO na semifinal (Foto: Paulo Pinto/São Paulo FC)

OPINIÕES DA REDAÇÃO L!

- O São Paulo chega à Copa Sul-Americana em cenário delicado. Após a queda no Paulistão diante do Água Santa, problemas internos entre Rogério Ceni e Marcos Paulo, além de lesões no elenco, o Tricolor estreia no Grupo D da competição em uma partida cheia de rivalidade contra o Tigre, da Argentina, jogo quente que já consagrou o time do Morumbi campeão do torneio em 2012. Tolima, da Colômbia, e Puerto Cabello, da Venezuela, completam um grupo que deve se mostrar bem acessível ao São Paulo devido ao nível dos rivais, independentemente do início de ano caótico para os são-paulinos - Izabella Giannola, setorista do São Paulo.

- O torcedor do São Paulo sabe, a Sul-Americana é a única chance concreta de título para o clube neste ano. Mas nada de transformar em obsessão. O cobertor está ainda mais curto que o ano passado para o time se dar ao luxo de privilegiar a competição continental em detrimento do Brasileirão, como em 2022. O passo fundamental para a reestruturação das contas no Morumbi exige a classificação para a Libertadores mais do que um troféu na galeria. E a disputa nacional, com suas armadilhas, pode se provar traiçoeira. Diante disso, em mais um grupo acessível, é natural que a classificação venha. Dosar a pílula entre o mata-mata e os jogos do Brasileirão é a chave do sucesso  para recuperar um ano que, até aqui, só acumula problemas e crises - Rafael Ribeiro, setorista do São Paulo.

- O São Paulo entra na Sul-Americana vivendo uma de suas maiores crises da história. Além da seca de títulos importantes, o último neste mesmo torneio, no longínquo 2012, brigas internas, cobranças da torcida, lesões inexplicáveis aos montes e até mesmo caso de polícia são as principais notícias do clube nas últimas semanas. Futebol, que é bom? O Tricolor ainda não exibiu neste ano, caiu precocemente nas quartas de final do Paulistão para o Água Santa e ingressa na Sula 2023 com o torneio podendo 'salvar' a sua temporada. O grupo na competição é fácil, só mesmo o Tigre, mais pela rivalidade do que pela bola, pode dar algum trabalho ao São Paulo, que apesar de todo momento turbulento que vive, é sim um dos cinco principais favoritos ao título do torneio - Marcio Monteiro, editor do LANCE!

ONDE ASSISTIR AO TRICOLOR PAULISTA NA SUL-AMERICANA

A Sul-Americana 2023 terá transmissão em TV aberta, pelo SBT; fechada, com ESPN; por streaming, pelo Star+ e Paramount+.

1ª rodada - Tigre x São Paulo - 6 de abril - 21h - ESPN / Star +
2ª rodada - São Paulo x A. Puerto Cabello - 18 de abril - 21h30 - Paramount + / SBT
3ª rodada - Tolima x São Paulo - 2 de maio - 19h - ESPN / Star +
4ª rodada - A. Puerto Cabello x São Paulo - 23 de maio - 21h30 - ESPN / Star + / SBT
5ª rodada - São Paulo x Tolima - 8 de junho - 19h - ESPN / Star +
6ª rodada - São Paulo x Tigre - 27 de junho - 21h30 - Paramount + / SBT

Siga o Lance! no Google News