Quem vai vestir o São Paulo em breve? A pergunta que parecia ter uma resposta fácil até alguns dias atrás, quando a estadunidense New Balance urgiu como a favorita para substituir a alemã Adidas. Entretanto, nos últimos dias surgiu uma nova player: a inglesa Castore.
Não conhece leitor? Não é para menos. Ainda desconhecida na América Latina, a marca vem ganhando espaço no mercado europeu, sendo a fornecedora de times da Premier League (Rangers, Wolverhampton, Newcastle e Aston Villa), Bundesliga (Bayer Leverkusen), La Liga (Almería e Sevilla) e Série A italiana (Genoa). Além disso patrocina a escuderia McLaren de Fórmula 1 e o tenista Andy Murray. Ambos britânicos.
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Pois bem, segundo apuração do LANCE!, a Castore vem negociando um contrato com o São Paulo. E a player, apesar de chegar 'atrasada' na roda de negociações, se tornou a favorita. Basicamente 'passando uma rasteira' na New Balance.
E por qual motivo? Dinheiro e exclusividade. Fontes do Morumbi revelaram que a Castore estaria oferecendo quantias mais chamativas ao Tricolor. Tudo para entrar no mercado latino-americano. E o melhor: de maneira exclusiva, sem dividir atenções com outro clube do Brasil por um período determinado no contrato a ser formulado.
Ter um player exclusivo no cenário nacional era um ponto desejado pelos dirigentes são-paulinos desde que houve a decisão de não renovar com a Adidas, ainda não tornada pública pelos cartolas. Isso porque há queixas tricolores de que a não-exclusividade acarreta dificuldades. Como as enfrentadas com a multinacional alemã quanto à diferença de valores pagos e tratamentos dados aos paulistas e ao Flamengo, por exemplo.
O L! revelou que a gestão Julio Casares chegou a exigir o rompimento da New Balance com o Bragantino para que o acordo fosse homologado. Mas diante da falta de opções melhores (e cifras consideradas deveras interessante) até então, a condição acabou sendo descartada temporariamente.
CRISE COM A ADIDAS
Se dentro de campo as coisas estão mais tranquilas com a sequência de partidas invictas, fora dele o São Paulo encontra tempo para tratar de assuntos diversos. E nessas discussão está a possibilidade levantada pela diretoria de rescindir unilateralmente de uma vez por todas o contrato com a Adidas, sua atual fornecedora de material esportivo, antes do término do vínculo, no final do ano.
O L! apurou que a nova rusga entre as partes se dá pelas reclamações de lojistas e torcedores de encontrarem os novos uniformes de 2023 lançados pela multinacional alemã em tamanhos considerados especiais.
A rescisão antes do tempo poderia funcionar para impedir que a Adidas faça valer uma cláusula do seu acordo com o São Paulo que prevê a prioridade para igualar ou cobrir qualquer oferta que chegar ao clube para substituí-la. Mas a tendência é que a empresa alemã parece pouco disposta a manter a parceria .
À reportagem, fontes do meio publicitário e do comércio de material esportivo revelaram que o rompimento parece encaminhado para a produtora de roupas. Há discussões na fornecedora sobre redistribuição das peças lançadas neste ano. E que aguardam apenas a assinatura da minuta para decidir o que fazer.
É essa parte do processo que preocupa o Tricolor. Já havia a expectativa da atual gestão desde que assumiu de romper com a Adidas. Só não foi feito por conta das multas consideradas altas. Há a expectativa de que se chegue a um acordo com os alemães para que o rompimento seja amigável.
E como ficariam os uniformes do São Paulo? O acordo com New Balance ou Castore seria anunciado imediatamente depois do rompimento com a Adidas. E uma das alternativas estudadas dentro do clube é o uso de uma marca própria enquanto os novos uniformes são produzidos. No caso, se aproveitaria para valorizar a marca SAO, criada por Casares quando diretor de marketing na década de 2000 e reativada recentemente, com o lançamento de uma loja oficial dentro do Morumbi.
PARTES VIVEM RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO
São Paulo e Adidas, que iniciaram a parceria em 2018, vivem relações extremamente tumultuadas nos bastidores. Primeiro, o Tricolor reclama da diferença de valores pagos e tratamentos dados a ele e o Flamengo. Há queixas de que até Atlético-MG e Internacional seriam melhores servidos pela marca.
Além disso, episódios recentes escancaram o que torcedores e dirigentes chamam de descaso. Há muitas queixas pela forma como o vínculo foi acertado pela gestão de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, antecessor de Casares. E também pelo fato de apenas o Flamengo ser tratado como 'marca global'.
Em dezembro do ano passado, o capítulo de desacordos entre as partes ganhou mais um capítulo, com os uniformes do clube usados na pré-temporada ainda exibindo a marca da Roku, fabricante de players de mídia on-line, cujo acordo venceu há três meses e não foi renovado.
A promessa era de que a situação deveria mudar no fim de janeiro, quando, enfim, o clube lançaria antecipadamente parte da sua nova coleção. Até agora, contudo, não houve fornecimento de novas camisas.
Em setembro do ano passado, o clube se viu refém da marca esportiva e taxou como 'descaso' o fato da terceira camisa são-paulina, que faz alusão ao agasalho usado pelo elenco campeão mundial de 1992, ter sumido das lojas após esgotado o primeiro lote.
Lançada em agosto, a peça esgotou em um fim de semana. E a reposição do lote de 3 mil unidades, prometida pelo Tricolor à torcida na ocasião em até 15 dias, demorou quase dois meses. Depois de arrecadar quase R$ 1 milhão no fim de semana de lançamento da camisa, a previsão do marketing são-paulino é que o clube deixou de arrecadar mais R$ 6 milhões com a peça por causa das listas de espera de clientes feitas por lojas.
No início de 2022, a rescisão chegou a ser estudada pelo jurídico tricolor, mas os valores da multa impediram o avanço do planejamento. O contrato entre as partes vai até o fim do ano que vem. A desavença é tamanha que o técnico Rogério Ceni entrou no 'fogo cruzado' ao usar roupas da Under Armour, antiga fornecedora são-paulina, no jogo contra o Juventude, em abril daquele ano, pela Copa do Brasil.
A última faísca ocorreu em março, quando torcedores, sócios e conselheiros reclamaram publicamente da Adidas ter ignorado o São Paulo em uma campanha que lançou uniformes inspirados em peças desenhadas nos anos 1990. O clube do Morumbi não apareceu no post que anuncia a coleção nas redes sociais, em que modelos vestem a camisa dos principais clubes e seleções atendidos pela multinacional alemã. E também não foi contemplado com uma camisa na coleção.
Entre selecionados e equipes europeias, somente três sul-americanos aparecem na campanha: Flamengo e a dupla argentina River Plate e Boca Juniors. Único tricampeão mundial do futebol brasileiro, o São Paulo foi completamente ignorado.
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