Após se destacar em seu primeiro jogo como profissional pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro, no último domingo (10), Luizão mostrou que pode ser uma boa opção para Rogério Ceni no setor defensivo.
Galeria
> ATUAÇÕES: Defesa do São Paulo se destaca, mas ataque não corresponde e quase não assusta
Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro
O jovem jogador, de apenas 20 anos, surpreendeu ao jogar com confiança diante de um adversário complicado: o Atlético-MG. Se destacou ainda mais por fazer uma partida tão boa fora de casa e por anular Hulk, colocando o destaque do Galo e um dos principais jogadores do futebol nacional 'no bolso'.
No empate por 0 a 0 no Mineirão, o atleta foi essencial para segurar o resultado. Em um momento de dificuldade para a zaga, que conta agora com a ausência de Arboleda, titular absoluto do elenco, Luizão pode surgir como uma luz.
A pouca idade - e até mesmo a pouca experiência como profissional - não foram percalços para o defensor. Quem via o atleta em campo contra o Galo cravava ser alguém já bem consolidado.
Seguro, o jovem liderou algumas estatísticas da equipe. De acordo com o FootStats, foi o atleta com maior taxa de acertos nos passes. De 33, errou somente um. Também acertou todos os desarmes que tentou e foi tranquilo nos duelos.
+ São Paulo em busca da primeira! Veja clubes tradicionais que ainda não têm o título da Copa do Brasil
Com o São Paulo vivo em três competições - além do Campeonato Brasileiro, há a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana - o Tricolor paulista busca manter sua competitividade em meio a um calendário apertado. Porém, preza por evitar desgastes físicos, visto que o departamento médico está cheio.
Assim, Luizão pode ser um norte para Ceni em um setor que passou por complicações recentes. Contra o Galo, por exemplo, além da ausência de Arboleda, Diego Costa e Léo cumpriram suspensão e ficaram de fora.
Tendo estreado pelo elenco profissional na Copa Sul-Americana, o jogador teve 100% de aproveitamento como titular no torneio continental.
+ Tricolor na lista? Ranking internacional escolhe os melhores clubes da década passada
Após ser elogiado por Rogério Ceni e pelo veterano Miranda, com quem também disputa a posição, o jogador destacou que o apoio do restante da equipe e a orientação dos jogadores mais velhos foram essenciais.
- O grupo me acolheu muito bem, principalmente os mais experientes. Eles me falaram para competir bastante, porque seria um jogo de vigor físico contra o Atlético. Conseguimos um ponto importante para a sequência do campeonato - disse o jovem zagueiro.
Com todos os números que apresentou e a personalidade que demonstrou em campo, o jogador deve ganhar cada vez mais minutos.
O São Paulo volta a campo na quinta-feira (14) contra o Palmeiras. O clássico acontecerá às 20h, no Allianz Parque, em duelo decisivo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Luizão ainda não atuou em nenhuma partida pela competição e pode ter sua estreia.