O Campeonato Brasileiro será um grande teste para o São Paulo e o treinador Edgardo Bauza. O argentino resistirá ao campeonato que mais derruba técnicos no mundo? O Tricolor voltará a brigar pelo título, como fez em 2014, sendo superado apenas pelo bicampeão Cruzeiro?
O momento é favorável. Depois de um início turbulento, com críticas de torcedores, Bauza começou a dar sua cara ao time, que cresceu durante a Copa Libertadores. O comandante já vê uma identidade em termos de equipe e acredita que o crescimento será gradativo. O Brasileiro não ficará em segundo plano.
Ainda preocupa Bauza a montagem do elenco para a competição. O técnico e a diretoria já não contam mais com Jonathan Calleri e correm atrás de um centroavante para suprir a ausência. O contrato do argentino termina no dia 30 de junho.
O zagueiro Maicon também tem vínculo até o mesmo período e gera preocupação. Sobretudo porque o time pode perder Rodrigo Caio por até 18 rodadas. Explica-se: convocado para a Copa América Centenário, também deve disputar a Olimpíada e ficará afastado enquanto a Seleção Brasileira estiver nessas competições. Lugano não pode jogar todas por questões físicas e Lucão e Lyanco são jovens. Ou seja, será preciso contratar.
No mais, Bauza gostaria de contar com pelo menos cinco contratações, mas a diretoria tem pensado em entregar três. Trabalha com a ideia de utilizar mais os jovens da base. Auro, Lucas Kal, Banguelê, Artur, Lucas Fernandes, Luiz Araújo e Pedro são nomes que devem pintar durante o torneio.
O hexacampeão brasileiro está com saudade de encabeçar a mais importante competição nacional e aposta em um treinador vitorioso, dono de duas Libertadores (LDU e São Lorenzo), dois campeonatos equatorianos e um peruano, pelo Sporting Cristal. Os dois precisarão caminhar juntos e fortes para que cheguem até o fim. De preferência, com motivos para comemorar.
OLHO NELE: Ganso
Nome: Paulo Henrique Chagas de Lima
Posição: Meia-armador
Naturalidade: Ananindeua (PA)
Nascimento: 12/10/1989
Camisa: 10
Jogos: 213
Gols: 23
Maestro da equipe tricolor, Paulo Henrique Ganso é o atleta com mais jogos pelo clube no elenco (213), lidera o ranking de assistências no ano (cinco) e ainda fez seis gols. O jogador é uma das principais esperanças da equipe de voltar a conquistar o Brasileirão após oito anos.
SÃO PAULO EM 2016
O São Paulo chega ao Brasileirão em alta por conta das boas perspectivas na Copa Libertadores. O time está nas quartas de final do torneio e tem vantagem sobre o Galo, a quem venceu por 1 a 0, no Morumbi. Mas o início da temporada foi turbulento. O clube, que viu o retorno do ídolo Lugano, sofreu no Paulistão com uma primeira fase de altos e baixos e eliminação para o Osasco Audax, com goleada por 4 a 1, nas quartas de final. No estadual, foram 16 partidas, com seis vitórias, quatro empates e seis derrotas.
No torneio sul-americano, o time padeceu também no início. A equipe precisou passar pela fase preliminar, superando o Cesar Vallejo, do Peru, e perdeu na estreia da etapa de grupos para o The Strongest, no Pacaembu (o Morumbi passava por reformas no gramado). A classificação para as oitavas foi no sufoco, só na última rodada justamente contra os bolivianos, na altitude de La Paz. O embalo veio na sequência, com o triunfo diante do Toluca e agora a situação favorável diante do Atlético-MG.
Neste ano...
Vitórias: 12
Empates: 8
Derrotas: 8
Gols pró: 38
Gols contra: 27
Somados Campeonato Paulista, Libertadores e amistoso.
COM A PALAVRA, ALOÍSIO CHULAPA
Tricampeão brasileiro pelo São Paulo (2006/07/08)
"O Brasileiro é Brasileiro, todo mundo quer disputar, o melhor dos melhores. Tive o maior prazer, orgulho de ser tricampeão seguido pelo meu Tricolor. Tenho certeza de que o São Paulo está com o grupo bom e forte para começar já com resultados positivos. É importante estrear com vitória para dar ânimo. O segredo é não decepcionar nos jogos em casa. E fora ter pelo menos empate. É raro você ser campeão sem perder em casa, mas o São Paulo está com um grande treinador. Com certeza, vai dar tudo certo, a torcida está carente de títulos e voltará a ter confiança no São Paulo.